Seguidores

sexta-feira, novembro 14, 2014

Amapá recebe espetáculo de dança inspirado em cultura indígena

0
Por Fabiana Figueiredo, do G1 Amapá

Em turnê pelo Amapá, o grupo Grial, de Pernambuco, vai apresentar o espetáculo solo de dança "Terra". A montagem é inspirada na cultura indígena do nordeste do país, mostrando os traços de tradição, a relação com as outras culturas e a formação do Brasil como uma nação mestiça. Além de espetáculo, o grupo também vai ministrar duas oficinas para artistas e produtores locais. As atividades são gratuitas e acontecem de 12 a 19 de novembro, em Macapá e Santana.

Resultado de um estudo sobre as comunidades indígenas, o espetáculo de dança tem 45 minutos de duração e é representado pela diretora e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo. A terra e sons da natureza são alguns dos elementos que compõem a apresentação em um trabalho que une o contemporâneo e o popular.

Em direção assinada por Maria Paula e Erick Valença, o espetáculo de dança faz parte do projeto de circulação do Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klaus Viana que contemplou o grupo pernambucano em 2013. "Terra" é uma das produções da trilogia “Uma história duas ou três” do grupo pernambucano.

O espetáculo será apresentado três vezes na quadra da Escola Estadual Augusto Antunes, em Santana, e mais três vezes no salão de eventos do Sesc Araxá, em Macapá.

As oficinas “Movimento, Luz e Imagem: Dramaturgias paralelas na construção do espetáculo” e “Que edital, qual produção?” também serão ofertadas gratuitamente durante a temporada no Amapá. Os interessados nas oficinas podem solicitar inscrição até o dia 11 de novembro, para o email 2telasproducoes@gmail.com.

O grupo Grial, criado por Ariano Suassuna há mais de 15 anos, tem o trabalho voltado para representar na dança a diversidade cultural típica do povo brasileiro, e em especial, do nordestino. Ao todo, já são 13 produções criadas e premiadas nacional e internacionalmente.

Serviço:

Espetáculo de dança "Terra"
Entrada: gratuita (a participação é limitada e as entradas estarão disponíveis no local da apresentação uma hora antes do espetáculo)

Dias: 12, 13 e 14 de novembro
Local: Quadra da Escola Estadual Augusto Antunes (Rua Salvador Diniz, nº 1631, bairro Remédios)
Hora: 19h

Dias: 17, 18 e 19 de novembro
Local: Salão de eventos do Sesc Araxá (Rua Jovino Dinoá, nº 4311, bairro Beirol)
Hora: 20h30
Oficina “Movimento, Luz e Imagem: Dramaturgias paralelas na construção do espetáculo"
Público: Bailarinos, coreógrafos, atores e diretores de teatro
Hora: 14h às 17h

Dia: 13 de novembro
Local: Auditório da Escola Estadual Augusto Antunes

Dia: 18 de novembro
Local: Casa da Cultura - Sesc Araxá (Rua Jovino Dinoá, nº 4311 - bairro Beirol)
Oficina “Que edital, qual produção?”
Hora: 15h às 17h
Público: Produtores e artistas

Dia: 14 de novembro
Local: Auditório da Escola Estadual Augusto Antunes
Dia: 19 de novembro
Local: Casa da Cultura - Sesc Araxá

No Response to "Amapá recebe espetáculo de dança inspirado em cultura indígena"

Postar um comentário