Seguidores

segunda-feira, setembro 29, 2014

TRE-AP realiza Audiência de Carga e Lacre das urnas eletrônicas da 6ª zona eleitoral

0
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou nesta segunda- feira (29), em seu edifício sede, a Audiência de Carga e Lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas pela 6ª zona eleitoral nas Eleições Gerais de 2014. Na ocasião, foram inseridos os dados dos candidatos e eleitores nas urnas. Após a inserção das informações, o equipamento foi lacrado  e só será reaberto  no dia da votação. A ação visa garantir a segurança e a credibilidade dos programas computacionais utilizados no pleito. 

De acordo com o chefe do Cartório da 6ª zona eleitoral Givanildo Quaresma, 235 urnas (26 reservas)  foram carregadas e lacradas. As máquinas serão distribuídas nas 209 seções eleitorais da 6ª Zona que é o município de Santana (a área urbana e rural).

Givanildo Quaresma ressalta que a preparação das urnas consiste em três fases: primeiro elas recebem os dados de candidatos e eleitores de todas as sessões eleitorais; depois o equipamento é testado por servidores e técnicos do TRE e por fim, as urnas são lacradas. Todo esse procedimento contou com a presença de  representantes dos Partidos, Coligações e Ministério Público e pela secretária de Tecnologia da Informação do TRE Elinete Freitas. 

Depois de lacrada a urna está pronta para eleição, não podendo ser violada, e só poderá ser deslacrada após a votação para a retirada da mídia para a apuração dos votos no dia 04 de outubro. As urnas sairão do TRE no próximo dia 3, quando irá para o Cartório novo de Santana, localizado na Vila Amazonas.

“O principal objetivo da ação é demonstrar que não existe nem um tipo de irregularidade nas urnas eletrônicas, essa clareza se faz necessário para que a sociedade tenha certeza da segurança das urnas.” Finalizou Givanildo Quaresma.   

Audiências de outras Zonas Eleitorais 

As audiências da 2ª e 10ª zonas eleitoras de Macapá foram realizadas na semana passada. Cada Zona fará sua audiência de carga e lacre. As que funcionam nos demais municípios executarão o processo até o dia 3 de outubro de 2014, em suas respectivas sedes. 

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Milene Nery, com informações de Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038 

No Response to "TRE-AP realiza Audiência de Carga e Lacre das urnas eletrônicas da 6ª zona eleitoral"

Postar um comentário