Seguidores

terça-feira, setembro 30, 2014

MP Mais Perto encerra com sucesso e aproxima Ministério Público da população

0

O projeto MP Mais Perto, do Ministério Público Estadual (MP-AP), encerrou segunda-feira, 29, com a participação de alunos e professores da Escola Estadual Jacinta Carvalho, no bairro Vale Verde. Após um mês de atividades educativas voltadas para os serviços do MP-AP, conscientização e valorização da pessoa, a programação foi finalizada com uma palestra sobre voto consciente, feita pelo promotor de Justiça, Rodrigo César, apresentação do projeto Círculos Restaurativos, pela promotora Silvia Cannela, e Conte Até 10, de responsabilidade de procuradora de Justiça, Judith Teles.

“No Brasil, 70% da população é jovem, por isso o Ministério Público está aqui com vocês, trazendo orientações e apresentando nossos serviços, que são em benefício de toda a sociedade e para todas as idades. É preciso que vocês compreendam nosso papel institucional e saibam que somos defensores dos direitos de todos, e queremos que vocês percorram o caminho correto”, disse a procuradora e coordenadora geral do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOP/IJE), Judith Teles.

A interação dos alunos e serv
idores do MP-AP foi o diferencial da programação. Estudantes do 1º ano do ensino médio fizeram uma apresentação especial com uma música motivacional e uma aluna, ex-detenta, deu um depoimento sobre sua experiência e os motivos que a fizeram mudar de vida e voltar para a escola. “Todos temos direitos, e isso precisa ser compreendido. Eu errei, mas o tempo passa e as coisas mudam. Eu mudei e estou aqui, com uma família e recuperando o tempo perdido”, disse.

Por conta do período eleitoral, a palestra sobre voto consciente foi bem recebida pelos alunos. O promotor Rodrigo César explicou a responsabilidade do Ministério Público e de outras instituições na fiscalização para que o pleito eleitoral ocorra de forma justa e sem corrupção. “O MP existe por causa do povo e está ao seu lado, por isso, somos contra a corrupção e trabalhamos de forma preventiva e punitiva. O cidadão é o principal ator no combate à corrupção, então é preciso denunciar e combater a corrupção eleitoral”, explicou.

Nas últimas semanas, o MP Mais Perto foi levado por servidores, membros e colaboradores para feiras, ruas e escolas, com o objetivo de fortalecer o elo com a população e mostrar que as portas estão sempre abertas para a defesa de direitos e da cidadania. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os programas sociais e ações que são realizados pela instituição e, principalmente, saber que podem contar com os serviços disponibilizados. “A recepção foi melhor que o esperado, trocamos experiências e a população precisava desta aproximação para compreender o trabalho e a importância do Ministério Público”, disse o coordenador do MP Mais Perto, José Villas Boas.   

Assessoria de Comunicação do MP-AP

No Response to "MP Mais Perto encerra com sucesso e aproxima Ministério Público da população"

Postar um comentário