Seguidores

quinta-feira, setembro 25, 2014

Em Macapá, cantor e compositor Zé Miguel cita Amazônia como inspiração

0
Por Paula Monteiro, do Portal Amazônia (fotos de Ailton Leite)

A Amazônia encanta, fascina e inspira poetas, cantores e compositores, no Amapá. As belezas naturais da região e as comunidades ribeirinhas, que vivem às margens dos rios, são fonte inesgotável de criação para os artistas apaixonados pela floresta de mistérios e riquezas ímpares. A campanha ‘Amazônia, conhecer para amar’, da Rede Amazônica e o Grupo Amazônia Cabo, gerou uma reportagem especial com o cantor e compositor amapaense Zé Miguel, que falou de seu trabalho e amor pela Amazônia.

Ele contou à reportagem do Amazon Sat Amapá como surgiu o amor pela região. “O amor pela Amazônia surgiu no meu primeiro suspiro de vida. Quando abri meus olhos e conheci esse universo verde me apaixonei de maneira definitiva. Quando Deus me deu a capacidade de escrever, de colocar os meus sentimentos no papel, eu não tive dúvida que precisava falar dessa terra e contar sobre esse lugar maravilhoso que vivemos” disse.

Zé Miguel citou a canção ‘Vida Boa’ como marco de sua vida. Composta em 1991, a música canta a simplicidade e o cotidiano do ribeirinho junto às belezas da Amazônia e o que ela oferece ao homem. A composição, que virou título do seu primeiro disco, surgiu por acaso, durante uma viagem do cantor ao município de Laranjal do Jari. “Na época, o único transporte pra ir até lá era o barco. Após uma noite agitada com outros colegas da Banda Setentrionais, da qual eu era guitarrista, não consegui dormir e vi o dia amanhecer. O rio estava parado, com uma leve neblina sobre a superfície e a vida seguindo às margens do rio. Foi quando avistei um cidadão entrando na canoa, acompanhado de uma zagaia e outros aparatos para a pescaria. Daí, pensei: “Meu Deus, que vida boa!”, contou.

De lá pra cá, já foram oito discos gravados e mais de 400 letras falando sobre a Amazônia. O sucesso que não pode faltar em seu show, cita as peculiaridades de Macapá, que é a única capital banhada pelo majestoso rio Amazonas e cortada pela linha imaginária do Equador. “O poeta Fernando Canto me apresentou a letra durante a gravação de um CD. Fiz um arranjo ali mesmo no estúdio e mostrei a ele. A música virou um sucesso, entrou no coração do público assim como no meu”, revelou.

Atualmente, o cantor e compositor se prepara para divulgar o novo trabalho intitulado ‘Amazônia na Veia’, lançado em maio deste ano . “Eu pensei nesse tema, fiz uma música e a partir dela formatei o resto do projeto do CD. É um trabalho que abraça a Amazônia e agrega parcerias de compositores de outros Estados como Célio Cruz (AM), Eliaquim Rufim (AC) e os poetas Zezinho Maranhão e Binho (RO)”, finalizou.

Perfil

José Miguel de Souza Cyrillo, nasceu em Macapá no dia 29 de setembro de 1962. A paixão pela música surgiu na igreja durante a infância. Aos 16 anos começou a tocar violão e guitarra, passando por várias bandas até o início dos anos 90.

No Response to "Em Macapá, cantor e compositor Zé Miguel cita Amazônia como inspiração"

Postar um comentário