Seguidores

quinta-feira, março 06, 2014

Igreja de São José completa 253 anos (Por Nilson Montoril)

0

Um dia na história: 6 de março de 1761. Pouco mais de três anos após o lançamento da pedra fundamental,em Macapá, a Igreja de São José, edificada no Largo de São Sebastião era inaugurada. 

A solenidade contou com a participação do governador do Estado do Grão Pará, capitão-general Bernardo de Melo e Castro e foi antecedida de missa celebrada pelo Bispo de Belém, Frei João de São José e Queiroz. 

A igreja, relativamente diferente do que vemos hoje, era simples, sem os pormenores arquitetônicos feitos no decorrer dos anos. Tinha apenas uma nave interior, sem as laterais, medindo 22 metros de comprimento, desde a porta de entrada, que era única e central, até a mesa de comunhão.

A largura da nave era de 11 metros, havendo ao lado da mesa de comunhão dois altares: um com a imagem de São Benedito e outro com quatro imagens de Nossa Senhora, daí ter ficado conhecido como o altar das Santas Virgens. O templo foi construído com recursos pecuniários obtidos por Mendonça Furtado junto ao Rei D.José I.

Nilson Montoril é professor e estudioso da História do Amapá. 

No Response to "Igreja de São José completa 253 anos (Por Nilson Montoril)"

Postar um comentário