Seguidores

segunda-feira, julho 22, 2013

Vem aí 5ª Semana do Microempreendedor individual

1
Por Fernanda Picanço


Formalização, orientação empresarial, oficinas e palestras, são oportunidades oferecidas na 5ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI) que acontece no período de 5 a 9 de agosto, na sede do Sebrae em Macapá, no horário de 8h às 18h.

O Sebrae recepciona os empreendedores no hall de entrada da instituição nessa área sers serão compartilhadas informações sobre como se formalizar e podem participar de cursos e palestras.

Na ocasião, haverá espaço para atendimento ao MEI formalizado, com orientações relacionadas à gestão dos negócios e oportunidades de crédito. A capacitação para esse público, será por meio das Oficinas Sebrae Empreendedor Individual (SEI), Conjunto de Soluções em Gestão e Fortalecimento dos Negócios.

De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae no Amapá (UAI/Sebrae/AP), Lindeti Góes, esse ano a meta é atender 2.900 pessoas, instalar 15 pontos de atendimento, realizar 20 palestras e 10 Oficinas do Programa SEI . “O MEI é uma figura jurídica muito importante para o país. O fato de estar atuando  de forma legal aumenta as chances de crescer e prosperar. O pequeno negócio de hoje pode se tornar uma grande empresa amanhã”, disse a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae no Amapá (UAI/Sebrae/AP), Lindeti Góes.

O foco da Semana do MEI é oferecer as soluções educacionais do Sebrae, principalmente as Oficinas SEI, que tem como temas: Sei vender, Sei comprar, Sei Unir forças para melhorar, Sei controlar meu dinheiro, Sei empreender, Sei planejar e Sei administrar.

O gestor do Projeto Orientação ao Microempreendedor Individual, Iranei Lopes, disse que durante a Semana do MEI, serão ofertados gratuitamente, atendimentos, orientações técnicas, palestras, cursos e oficinas, com apoio de órgãos governamentais e a Prefeitura Municipal de Macapá.

O gestor ressalta ainda, que a novidade para este ano é o sorteio de brindes da ‘Promoção Premiei do Sebrae no Amapá’, para microempreendedores individuais adimplentes como o pagamento do documento de arrecadação simplificado do MEI (Dasmei). “Faremos o sorteio de brindes aos empreendedores  durante a 5ª Semana do MEI; os brindes ofertados serão canetas, chaveiros, garrafinhas para água, porta treco, camisas, pen drive e livros”, explica o gestor do Projeto Orientação ao Microempreendedor Individual, Iranei Lopes.

São parceiros do evento, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Junta Comercial do Amapá (Jucap), Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria da Receita Estadual (SER), Instituto do Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa),  Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Amapá (Sescap),Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP), Banco do Brasil,  Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Agência de Fomento do Amapá (Afap).

Microempreendedor Individual

O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que formaliza seu empreendimento e possua um faturamento anual de até 60 mil reais. O custo para a formalização é zero. Contribui com pagamento mensal correspondente a 5% sobre o salário mínimo, R$33,90 para o INSS, 1 real de ICMS se for comércio e 5 reais de ISS se for prestador de serviços. 
Com isso, o Microempreendedor Individual terá direito aos benefícios previdenciários, trabalhistas, de crédito, justiça, compras governamentais, consultorias e acompanhamento do Sebrae.

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap

Um comentário:

  1. sou microemprededor individual, eu tenho um pequeno bar, e pago muito caro agua comercial em torno de quase duzentos reais, e normal pagar tao caro assim

    ResponderExcluir