Seguidores

terça-feira, julho 02, 2013

ANS adia definição sobre Unimed e usuários sofrem com precariedade do plano

0
Por Alexandra Flexa

Usuários da Unimed-Macapá a cada dia que passa estão mais insatisfeitos com o serviço precário que vem sendo prestado pela Cooperativa. A maior reclamação agora é pela suspensão de atendimento para realização de exames em alguns laboratórios que eram conveniados. 

Desde que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), proibiu a comercialização de planos da Unimed-Macapá, alguns serviços que já eram precários ficaram ainda pior, relatam os usuários. Até a data de ontem, 1º, a Cooperativa ainda não havia obtido resposta do recurso administrativo impetrado no dia 27 de maio, o resultado é que vai determinar a forma como a prestadora de serviços de plano de saúde vai sair do mercado. A informação da ANS é de que o processo ainda está em análise.

Procurada pela reportagem a assessoria de comunicação da Unimed-Macapá, confirmou oficialmente que de fato, alguns laboratórios não possuem mais convênios com a Cooperativa. A orientação é de que os usuários procurem a lista atualizada dos conveniados que ainda estão atendendo. Enquanto isso, as reclamações de idas e vindas sem êxito na busca por exames laboratoriais se multiplicam a cada dia, em meio ao desgaste dos pacientes que precisam de atendimento.

Um dos laboratórios que deixou de atender a clientela da Unimed há um mês disse que não sabe o motivo pelo qual o convênio foi suspenso. Segundo informações do proprietário a Cooperativa ao quitar o pagamento mensal suspendeu o convênio sem prestar mais esclarecimentos. 

Segundo Ruane Freitas, 32, a operadora não cumpre os prazos máximos para marcação de consultas, exames e cirurgias. “Além disso, muitos laboratórios não estão mais fazendo exames. A demora no atendimento e as filas de espera no pronto atendimento também são outros problemas que enfrentamos sempre que buscamos o serviço”, declarou Ruane. 

O excesso de burocracia foi outro ponto de reclamação dos usuários. Muitos relataram que vivenciaram demora em a autorização de exames ou a liberação de guias, inclusive de internação. 

Definição

A expectativa é de que ainda este mês de julho a Diretoria Colegiada se pronuncie em relação a Nota Técnica e defina o futuro da Cooperativa amapaense que aguarda o manifesto oficial. O desfecho do recurso administrativo interposto pela Unimed é que vai determinar a forma como a Cooperativa sairá do mercado.

Segundo a assessoria de imprensa da ANS existem duas situações possíveis. Caso a decisão for pelo cancelamento do registro perante ANS, a Unimed pode continuar atuando, por exemplo, como rede prestadora de outras Cooperativas. Se a determinação for pela liquidação extrajudicial, a operadora será fechada em caráter definitivo.

No Response to "ANS adia definição sobre Unimed e usuários sofrem com precariedade do plano"

Postar um comentário