Seguidores

terça-feira, abril 23, 2013

Blog fora do ar por seis dias. Motivo: viagem de trabalho

0

Querido leitorado deste blog, ficaremos fora do ar por sete ou seis dias. Motivo: viagem de trabalho. Já conheci  cidades pequenas e grandes. Também já sobrevoei montanhas como o Tumucumaque, viajei de barco para vilarejos assoalhados de pontes e conversei com muitos tipos de pessoas. Hoje parto em mais uma dessas aventuras, vou conhecer a pororoca. A ansiedade é similar a que senti antes de conhecer o município de Oiapoque. Vai ser uma onda, literalmente

Sim, depois de conhecer todo o Estado do Amapá, em 2011 e 2012, hoje (23), embarco, junto com uma equipe de profissionais da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), entre eles a  fotógrafa Márcia do Carmo, companheira de muitas viagens,  para mais um trampo interessante. A "Pororoca Solidária", ação da  PMM e surfistas da grande onda da Amazônia. 

Nossa viagem terá duração de seis dias e terá o objetivo de executar ações sociais em comunidades isoladas, mas que fazem parte da capital amapaense. 

Será mais um desafio, pois ficaremos sem comunicação (nada de celular ou internet) e dormiremos no próprio barco. Já estou ansioso, pois nunca vi a Poroca de perto e tenho certeza que será uma grande experiência.    

Portanto, hasta lá vista, amigos!


Sobre a viagem: 

Pororoca Solidária: Aventureiros, Poder Público e Profissionais da imprensa seguem hoje para a Foz do Rio Araguari

Agentes da Prefeitura de Macapá, imprensa nacional e internacional, e o Instituto Pororoca seguem hoje, 23, para a foz do rio Araguari levando o projeto Pororoca Solidária para atender moradores ribeirinhos das margens do rio. O surfista Serginho Laus, recordista mundial na pororoca e integrante da entidade, foi o incentivador do projeto sócio-ambiental que vai fortalecer o turismo e unir o poder público, terceiro setor e surfistas. Eles irão levar assistência e condições para que, principalmente as crianças, estudem, se vistam e se alimentem.

As ações se concentrarão na foz do Araguari, localizada em Macapá, nas localidades de Bom Amigo, Igarapé Novo e Itamatatuba. Desde a semana passada o Instituto está arrecadando roupas, alimentos e material escolar, formando uma corrente entre os povos do Amapá. É uma troca de serviços onde Prefeitura entra como intermediadora, através do Instituto Municipal de Turismo - MACAPATur. A Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho - SEMAST fará a distribuição de kit-bebê e a avaliação para inserção de famílias em vulnerabilidade social no Cadastro Único para serem atendidos pelos programas sociais.

Outro serviço que será realizado pela PMM é o estudo para avaliar o potencial turístico deste trecho do Araguari para a construção de um mirante para facilitar a logística de surfistas e profissionais da imprensa que cobrem esse tipo de aventura. O senador Randolfe Rodrigues também é parceiro na ação e aventura. Junto com a PMM ele está contribuindo com o apoio logístico para as equipes que irão desenvolver o trabalho que vai atender mais de 50 famílias que moram neste trecho do rio. Serão oito dias de viagem, surf, registros e ação social. Equipes de jornalismo do Brasil e de outros países acompanham a viagem.

Renata Sampaio - Asscom/MacapaTur

No Response to "Blog fora do ar por seis dias. Motivo: viagem de trabalho "

Postar um comentário