Seguidores

quinta-feira, março 28, 2013

Sobre a tragédia em Santana (via @portalcotidiano )

1


Na madrugada desta sexta-feira,28, por volta de 00h30, um trágico episódio abalou o município de Santana, no porto da Empresa Zamin Ferrous, antiga Anglo American, afetando também o do Grego, principal área de embarque e desembarque de mercadorias da cidade. Ondas gigantescas destruíram embarcações e deixaram diversas pessoas desaparecidas, na maioria funcionários da empresa que trabalhavam durante a noite. 

Várias embarcações foram atingidas sendo que até então quatro barcos afundaram e uma balsa de um posto de combustível ficou a deriva. Um possível desabamento de uma faixa de terra da área da empresa é apontado como causa do sinistro. 

No local observa-se uma cratera de diâmetro considerável por conta do desabamento da estrutura metálica que dava suporte à esteira que transportava o minério de ferro para o navio  ancorado. Tudo desabou e caiu no rio, levando junto veículos do local. O 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Santana afirmou o desaparecimento de seis empregados que trabalhavam operando o maquinário, embarcando minérios e condutores de caminhões.

Até agora a Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros trabalham no resgate de corpos e na procura de desaparecidos. Até o fechamento dessa atualização, o 4º BPM de Santana informou que seis mortes foram confirmadas, desses, cinco são trabalhadores da Empresa Zamim Ferrous. Também existem pessoas desaparecidas que dormiam nas embarcações onde não se tem um número preciso.

A feirante Maria do Socorro, que presenciou o fato, exclamou sobre o ocorrido: “foi terrível, quando a onda veio o rio ‘secou’ e saiu levando tudo o que encontrava pela frente. Teve casa aqui que ficou destruída  o barco do meu marido quase vai para o fundo, lamentável”, afirmou em uma entrevista a rádio local.

*Com informações do 4º Batalhão de Santana


Um comentário:

  1. Penso eu, devido o grande peso sobre a terra da margem do Rio Amazonas perto do poto de do Grego de santan-AP na área desta empresa Anglo Ferrous, concerteza veio causar tudo isso ae... pois sabemos que ha grandes contidades de maganês posto nio local e a estrutura é de ferro, veículos de grandes portes deve ter também causado o ocorrido no local...

    ResponderExcluir