Seguidores

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Prefeitura de Macapá e Bancada Federal pedem recursos para emergência na capital

0


Em decorrência dos alagamentos que enfrentados pelo município de Macapá, o Prefeito Clécio e a Bancada Federal, em audiência, nesta terça-feira, 27/02, com o Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional(MI), Dr. Alexandre Navarro, pediram agilidade para acessar recursos emergenciais da defesa civil nacional.

Os recursos solicitados correspondem a liberação de R$ 4 milhões para implemenação das medidas necessárias para lidar com a situação de emergência. A reunião contou com a presença deputados Evandro Milhomen (PCdoB), Luiz Carlos (PSDB) e Davi Alcolumbre (DEM/AP) e do Secretário Municipal de Governo em Brasília, Elias Araújo.

As chuvas do inverno provocaram uma série de alagamentos na área urbana de Macapá devido a obstrução de canais e córregos, o que levou o prefeito a decretar situação de emergência no último dia 17 de janeiro. A partir daí a Prefeitura elaborou um Plano Emergencial, que teve o reconhecimento pela Secretaria Nacional de Defesa Civil no dia 04 de fevereiro.

Na reunião com o Ministério da Integração (MI), o Prefeito de Macapá fez a adesão ao Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), o qual possibilitará a prestação imedidata de socorro e enfrentamento do cenário de emergência. Para formalizar o uso do cartão, cedido pelo Governo Federal, o gestor entregou ao MI um Plano de Trabalho, onde especifica o uso da verba requisitada.

O Cartão de Pagamento da Defesa Civil é um recurso disponibilizado pelo MI como uma resposta mais célere para cada município atuar em situação de desastres e crises. Ele não exime os gestores da prestação de contas, mas torna possível a restauração de serviços essenciais, assistência à vítimas e demais medidas que não possam esperar um longo processo de liberação de recursos.

Ronan Nascimento (61) 8121-7023
Secretaria Municipal de Representação do Município de Macapá em Brasília (Semab)

No Response to "Prefeitura de Macapá e Bancada Federal pedem recursos para emergência na capital"

Postar um comentário