Seguidores

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Governador Camilo Capiberibe nomeia 1.211 aprovados no Concurso da Saúde

0

O governador Camilo Capiberibe nomeou nesta quinta-feira, 20, no Teatro das Bacabeiras, 1.211 aprovados no último concurso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Destes, 115 são médicos e 133 enfermeiros, 282 de nível superior e 681 novos servidores estaduais de nível médio. O objetivo do certame é suprir a carência de profissionais nos hospitais estaduais e órgãos administrativos da Sesa. Os servidores reforçarão e expandirão os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá.

O concurso obteve um total de 45.480 inscritos, sendo 33.243 para os cargos de nível médio e 9.681 para os cargos de nível superior. De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Luiza Cearense, os demais concursados serão chamados assim que as pendências estiverem sanadas. A secretária explicou que a nomeação será feita em duas etapas devida à falta de documentação médica de alguns concursados/aprovados.

Luiza Cearense elucidou que foram oferecidas 1.593 vagas com salários base entre R$ 1.887,25 e R$ 6.283,90, assim distribuídas: 349 para nível superior em diversas especialidades; 289 para médicos (38 especialidades); 152 para enfermeiros de nível superior e 803 para níveis médio e técnico. A secretária disse ainda que os novos servidores tomarão posse a partir de 26 de dezembro de 2012. E que todos os concursados, inclusive os nomeados na segunda etapa de nomeação, estarão trabalhando já em janeiro de 2013.

O certame foi coordenado pelo Governo do Estado do Amapá e realizado pela Fundação Universa, instituição vinculada à Universidade Católica de Brasília (UCB) e que presta este serviço em todo país. O titular da Sesa, Lineu Facundes, destacou que este é o maior concurso público da história do Amapá e que atenderá todas as áreas da saúde estadual.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro, que também é coordenador do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), Juliano Del Castilo Silva, além do concurso público, o governador Camilo Capiberibe investe em outras frentes em prol da Saúde no Estado, como a infraestrutura de hospitais. Ele disse ainda que várias licitações para obras de reforma e expansão das casas de saúde da rede estadual estão em andamento, além das que já foram realizadas, juntamente com a compra de equipamentos.

Compromisso cumprido sem irregularidade

O governador afirmou que os servidores concursados nomeados hoje ajudarão na construção de uma saúde pública mais eficiente no Amapá. Camilo Capiberibe ressaltou que, com estes novos funcionários públicos da saúde, sua gestão cumpre mais um compromisso assumido em 2010.

Camilo Capiberibe enfatizou que durante o processo do certame, há exemplo dos outros dois realizados pelo Governo do Amapá, por meio da Fundação Universa, não houve nenhuma denúncia de fraude ou qualquer tipo de irregularidade. Ele frisou que o concurso é a maneira correta de ingressar no serviço público, que o pleito premia o esforço de milhares de pessoas que se prepararam para o processo seletivo e mostra a responsabilidade de sua gestão.

"O recurso humano é um componente essencial para o bom funcionamento da saúde. Com este concurso, supriremos essa demanda. Estou feliz por cumprir um compromisso assumido e otimista com este novo quadro de servidores que certamente nos ajudarão a melhorar a saúde pública no Amapá", assinalou o governador.

O agradecimento do concursado

A médica Brenda Andrade, representante dos concursados, agradeceu a oportunidade de disputar uma vaga para o quadro estadual. Ela salientou que a iniciativa do governador Camilo Capiberibe em realizar o concurso valorizou os profissionais que, assim como ela, se prepararam anos para certames em suas respectivas áreas de atuação. A nova servidora da Sesa disse ainda que os funcionários nomeados se empenharão na melhoria dos atendimentos à população amapaense.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Governador Camilo Capiberibe nomeia 1.211 aprovados no Concurso da Saúde"

Postar um comentário