Seguidores

terça-feira, dezembro 11, 2012

Estudante amapaense ganha medalha de ouro nas Olimpíadas de Língua Portuguesa

0


A aluna Ana Lina Souza, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Rivanda Nazaré, localizada na zona Norte de Macapá, mostrou para todo o Brasil que a escola pública do Amapá tem qualidade e pode ser destaque nacional. A estudante concorreu com 38 alunos de vários estados, na tarde desta segunda-feira, 10, e ganhou medalha de ouro na final do concurso das Olimpíadas de Língua Portuguesa, na categoria Artigo de Opinião, em Brasília (DF).

A estudante chega a capital amapaense nesta terça-feira, 11, às 13h, onde será recepcionada no Aeroporto Internacional de Macapá pelo secretário de Estado da Educação, Adalberto Ribeiro, alunos e comunidade escolar.

Sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Lilian Torres, a aluna conseguiu medalha de bronze na etapa estadual e de prata na fase regional, onde concorreu com mais de 3 milhões alunos, e agora ganhou a última etapa, onde ela ficou entre os melhores do Brasil.

"A Ana sempre teve textos muito bem escritos e bem esclarecedores, uma característica é que os textos dela são bem diretos e não fazem rodeios para chegar ao tema", disse a docente.

A estudante de 17 anos escreveu o texto com o título "Os piratas do rio Amazonas". Segundo ela, muitas vezes se perguntou o que esses navios enormes fazem na frente da cidade? E isso a intrigou e levou a desenvolver o tema.

A Olimpíada é uma referência para as escolas públicas e um subsídio de orientação para as práticas educativas. Assim, as escolas podem adequar o ensino de Língua Portuguesa de acordo com sua realidade, ou seja, possuindo autonomia para atender a interação do conhecimento local dentro de uma dimensão global.

Para a atual coordenadora das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF), Maria Assunção Cortes Costa, a olimpíada representa um "marco" importante para o Amapá. "Proporciona práticas de ensino da leitura e escrita na perspectiva de gêneros textuais em sala de aula", destacou.

Adryany Magalhães/Seed

No Response to "Estudante amapaense ganha medalha de ouro nas Olimpíadas de Língua Portuguesa"

Postar um comentário