Seguidores

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Audiovisual: Governo do Amapá lança projeto TV Juventude nas escolas da rede estadual

0


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lançou nesta quinta-feira, 6, no Palácio do Setentrião, o projeto TV Juventude. A ação, executada por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS/AP), visa difundir a prática do jornalismo comunitário entre os jovens em situação de vulnerabilidade social do Amapá e despertar interesse pelo audiovisual, essencial para a memória da cultura amapaense.

Conforme o titular da Sejuv, Alex Nazaré, a TV Juventude faz parte das políticas públicas de inclusão da Secretaria da Juventude. Segundo ele, a ação tirará os jovens da inatividade, ajudará na formação social e na absorção de conhecimento deles, o que possibilitará que os mesmos possam ter mais uma opção no mercado de trabalho. O secretário explicou que a primeira escola contemplada com a TV Juventude foi a Escola Estadual Santa Inês.

Alex Nazaré elucidou que a TV Juventude é fruto da oficina de cinema, que visa introduzir os jovens e adolescentes, por meio de aulas teóricas e práticas, dentro do audiovisual. Outro objetivo da ação é estimular o diálogo e a reflexão crítica sobre temas de interesse da juventude amapaense. O secretário enfatizou que a ação contou com o apoio do governador Camilo Capiberibe.

Durante a solenidade, foi exibido o curta-metragem "Um dia na escola", produzido e estrelado por 22 alunos de 14 a 16 anos das 7ª e 8ª séries da Escola Estadual do Santa Inês. O filme, com duração de cinco minutos, aborda o Bullying, que são maus tratos sofridos no ambiente escolar.

O aluno da Escola Estadual Santa Inês, Cleydson Coutinho, elogiou a iniciativa do governador Camilo Capiberibe e do secretário Alex Nazaré. O estudante ressaltou que torce pela expansão do projeto, pois ele sabe que a ação retira jovens que estão em risco social e os possibilita aprendizado.

A coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Daniele Quintas, relatou que o projeto melhorou a relação entre os alunos e os docentes da escola, por conta da interação que a TV Juventude propiciou.

O governador fez a entrega de certificados aos 22 estudantes que participaram do curta-metragem. Camilo Capiberibe destacou que ficou entusiasmado com o projeto, parabenizou os estudantes e servidores da Sejuv pela produção cinematográfica. Ele também garantiu o apoio à expansão da medida pelas escolas da rede pública do Estado.

"É muito importante o envolvimento e compreensão da juventude em projetos deste tipo. A TV Juventude estimula os estudantes a registrar suas práticas, promove o interesse pelo audiovisual, provoca o debate de temas importantes para os jovens do Amapá. A Sejuv pode contar com o meu apoio para a expansão dessa ação, que capacita alunos, possibilita o conhecimento e retira crianças e adolescentes do risco de vulnerabilidade social", pontuou governador.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Audiovisual: Governo do Amapá lança projeto TV Juventude nas escolas da rede estadual"

Postar um comentário