Seguidores

quinta-feira, novembro 22, 2012

Recital no Palácio do Setentrião celebra o Dia do Músico no Amapá

0

A vice-governadora do Amapá, Dora Nascimento, representando o governador Camilo Capiberibe, participou nesta quinta-feira, 22, no Palácio do Setentrião, da comemoração do Dia do Músico, celebrado hoje em todo o Brasil. Durante a solenidade, alunos do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima realizaram apresentações de música instrumental, canto lírico e coral infanto-juvenil da instituição.

O titular da Secretaria de Estado da Cultura, Zé Miguel, que também é músico renomado dentro e fora do Amapá, explicou que a data é celebrada em 22 de novembro por também ser o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. O secretário agradeceu todo o apoio dado pelo governador ao segmento da música e disse estar feliz em ver o resultado desse apoio, refletido na qualidade dos alunos do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima.

A diretora da instituição, Socorro Santos, ressaltou as atividades do Centro que funciona em um prédio alugado na avenida Feliciano Coelho, entre as ruas Hildemar Maia e Santos Dumont, no bairro do Trem, onde estão matriculados aproximadamente mil alunos, com idades entre 8 e 79 anos, nos cursos de piano, flauta doce, violino, violoncelo, trompete, violão (popular e erudito), bateria, clarinete, canto lírico, contrabaixo elétrico, saxofone e regência de bandas.

Socorro Santos enfatizou que a escola só desenvolve suas atividades por conta da sensibilidade e vontade política do governador Camilo Capiberibe. A diretora, que também e musicista, agradeceu o apoio que a instituição recebe do governo estadual

O secretário de Estado da Educação, Adalberto Carvalho, informou o Governo do Amapá construirá o prédio do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima no antigo endereço da instituição, no Centro de Macapá.

A vice-governadora disse que está feliz pela celebração da data e que também, quando adolescente, foi estudante de música. Dora Nascimento reafirmou que o governador Camilo Capiberibe está comprometido com construção do novo Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima e com o fortalecimento da cultura amapaense.

Walkíria Lima

A Escola de Música Walkíria Lima foi inaugurada em 25 de janeiro de 1952, pelo então governador Janary Gentil Nunes, com o nome de Conservatório Amapaense de Música, cuja finalidade é difundir a cultura musical amapaense.

O primeiro fundador foi também o primeiro diretor da escola, o maestro paraense Altino Rosauro Salazar Pimenta, um dos responsáveis pela difusão da vida artística da cidade à época.

Em 2007, com um decreto governamental, a escola foi transformada em Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima. Nesses quase 60 anos de existência, o Centro continua com seu papel institucional de formar profissionais da arte fortalecendo a cultura amapaense.

Apresentações

A solenidade contou com a apresentação do Quarteto de Violino da Walkíria Lima, composto pelos músicos Luiz Oliveira, Nilma Leitão, Rafaele Cordeiro e Wayane Silva. No evento também foi apresentada a peça "Ground", pela flautista Telma Monteiro, pianista Vânia Souza e João Campante no violoncelo.

A soprana Vanessa Rafaely fez uma apresentação de canto lírico. Ela cantou, acompanhada pelo pianista Edilson Dutra, a música "Summertime", do compositor George Gershwin.

Ao final, também com Edílson Dutra ao piano, o cantor e compositor Zé Miguel cantou a música "Pérola Azulada", clássico da música amapaense de sua autoria.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Recital no Palácio do Setentrião celebra o Dia do Músico no Amapá"

Postar um comentário