Seguidores

quinta-feira, outubro 04, 2012

Saúde: Governo do Amapá investe e reativa serviço de hidroterapia do Creap

0


O governo do Estado reinaugurou nesta quinta-feira, 4, a piscina do  Centro de Reabilitação do Amapá (Creap). A ação, executada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), permite a retomada do serviço de hidroterapia naquela unidade de tratamento. O investimento do Estado na revitalização do espaço foi de R$ 48 mil.

De acordo com o titular da Sesa, Lineu Facindes, a piscina do Centro, que recebeu troca de lajotas, aplicação de antiderrapantes, substituição da louça dos banheiros e pintura, estava desativada desde março de 2012 e as obras de revitalização possibilitarão um atendimento mais eficiente aos pacientes.

Segundo a diretora do Creap, Fernanda Rocha, a hidroterapia auxilia pacientes que necessitam de reabilitação física e motora. Ela explicou que o serviço atende com prioridade pacientes com diagnóstico e indicação médica para reabilitação nas áreas de traumatologia, neurologia e reumatologia.

Ela esclareceu também que, em média, 24 pessoas recebem os atendimentos de hidroterapia por dia, o equivalente a 480 atendimentos/mês, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h, com o monitoramento de dois fisioterapeutas. A diretora agradeceu a iniciativa do governador Camilo Capiberibe, o que, segundo ela, aprimorará os serviços.

"A hidroterapia é feita na piscina com água aquecida, que facilita o relaxamento e diminui a dor do paciente. A prática facilita os movimentos corporais e reabilitação motora. Quem ganha com essa revitalização é a população e, em nome dela, agradecemos ao governador", afirmou a diretora.

Trabalho e parceira com o governo federal

Durante a solenidade, Camilo Capiberibe reafirmou o seu compromisso com a saúde do Amapá. "Estou feliz pela retomada dos serviços de hidroterapia, pois ele garante a melhoria dos atendimentos aos nossos cidadãos que necessitam do serviço. Este é somente um passo. Várias outras medidas serão tomadas em prol do atendimento ao cidadão", frisou o governador.

"Estamos trabalhando para melhorar a saúde no Amapá. Exemplo disso é o concurso que fizemos para o setor, pois acreditamos que, com servidores efetivos, garantiremos um atendimento melhor para a população. Também efetuamos a compra de equipamentos para nossos hospitais", pontuou.

Segundo o governador, graças a um trabalho para a captação de recursos, feito pela equipe de governo em 2011, um conjunto de obras para a melhoria da saúde do Amapá será executado no final de 2012 e início de 2013.

"Em somente um ano e nove meses de gestão diminuímos essa dívida com a saúde do Estado. Ainda não é o ideal, mas estamos buscando recursos junto ao Ministério da Saúde (MS), inclusive conseguimos, por meio da Rede Cegonha do governo federal, R$ 27 milhões para investir nos aparelhos de saúde do Estado na capital e no interior. Além disso, construiremos um hospital para partos normais. Com essas e outras medidas, avançaremos", finalizou o governador.

Elton Tavares/Secom
Com informações do assessor de Comunicação da Sesa, Alieneu Pinheiro

No Response to "Saúde: Governo do Amapá investe e reativa serviço de hidroterapia do Creap"

Postar um comentário