Seguidores

terça-feira, outubro 09, 2012

José Dirceu é condenado por corrupção pela maioria do STF

0


BRASÍLIA, 9 Out (Reuters) - O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu foi condenado pela maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira por corrupção passiva na ação penal do chamado mensalão.

Ele foi apontado pela denúncia do Ministério Público Federal (MPF) como "chefe da quadrilha" responsável pelo esquema de desvio de dinheiro público para compra de apoio parlamentar ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O voto de condenação de Dirceu foi dado pelo ministro Marco Aurélio Mello, que seguiu posição do revisor, Joaquim Barbosa, e dos ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lucia e Gilmar Mendes.

"Restou demonstrado, não bastasse a ordem natural das coisas, que José Dirceu realmente teve uma participação acentuada, ao meu ver, nesse escabroso episódio", disse Marco Aurélio em seu voto.

O revisor, Ricardo Lewandowski, e o ministro Dias Toffoli --que trabalhou com Dirceu no início do governo Lula-- absolveram o ex-ministro.

Os ministros Celso de Mello e Carlos Ayres Britto, presidente da Corte, votarão na sessão de quarta-feira.

Marco Aurélio Mello entendeu que Dirceu "capitaneava" todos os acordos, e usou diversos depoimentos para basear o seu voto.

"José Dirceu homoloagava todos so acordos daquele partido, era quem batia o martelo", disse.

À época do escândalo, Dirceu renunciou ao cargo de ministro e, posteriormente, teve o mandato de deputado federal cassado pelos colegas parlamentares.

Marco Aurélio seguiu integralmente o voto do relator, exceto no que se refere a Geiza Dias, gerente financeira da empresa de Marcos Valério na época, a quem condenou.

Marco Aurélio também votou pela condenação do ex-presidente do PT José Genoino, e do ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares, que comporiam o "núcleo político" do esquema ao lado de Dirceu.

Também condenou Valério, apontado pelo MPF como operador do mensalão, episódio que foi a pior crise política dos oito anos de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

(Por Hugo Bachega e Ana Flor)

No Response to "José Dirceu é condenado por corrupção pela maioria do STF"

Postar um comentário