Seguidores

sexta-feira, outubro 26, 2012

Governo do Estado apoia 1ª Orquestra Quilombola do Brasil, lançada no Amapá

0


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou nesta quinta-feira, 25, na Escola Estadual José Bonifácio, na comunidade do Curiaú, do lançamento da 1ª Orquestra Quilombola do Brasil. A ação conta com o apoio do Governo do Amapá, por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), da Educação (Seed) e da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv).

O projeto visa a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da música, além da inserção no mercado de trabalho e reconhecimento dos mesmos pela sociedade.

O projeto

A Orquestra Quilombola do Curiaú é o primeiro polo musical, dos 10 que serão implementados pelo projeto "Sistema de Bandas e Orquestras do Estado do Amapá – Escola Livre de Música", da Associação Educacional e Cultural Essência (Aece), com investimento da empresa de telefonia OI, por meio do "Projeto OI Futuro".

O grupo é formado por 60 componentes afrodescendentes do Curiaú, mas, segundo a presidente da Aece, Heloisa Batista, aproximadamente 100 crianças estão inseridas no projeto, que tem o objetivo de promover a inclusão de crianças e adolescentes em risco social.

O diretor do Projeto OI Futuro, Bruno Diehe, agradeceu a parceria do governo do Estado, que viabilizou que a Aece recebesse R$ 160 mil de patrocínio para a ação e afirmou que o primeiro projeto de orquestra quilombola orgulha muito sua instituição. Já o Estado, conforme Heloisa Batista, entrou com a estrutura das instituições citadas.

A presidente a associação ressaltou que música clássica é ministrada aos componentes sem que eles esqueçam suas raízes. Ela garante que a musicalização potencializa o conhecimento das crianças de forma pedagógica. Por sua vez, o maestro Elias Sampaio, idealizador da orquestra, crê que o projeto fortalecerá a musicalidade do quilombo. Segundo ele, os ensinamentos estimulam a criatividade e sensibilidade das crianças.

"O projeto, que prevê iniciação musical com instrumentos de sopro, madeira, de corda e percussão erudita, será dividido em polos por Macapá e outros municípios do Estado. Nunca uma entidade não governamental no Amapá havia recebido um patrocínio neste montante para a cultura. Agradecemos a OI pelo recurso. E ao governador Camilo Capiberibe por viabilizar isso, pois sem a vontade política dele, certamente perderíamos essa verba", salientou Heloisa Batista.

A felicidade da adolescente quilombola

A estudante Marcela Araújo, de 13 anos, disse estar emocionada com a oportunidade e agradeceu a OI, Aece e o Governo do Amapá pela iniciativa. "Moramos em uma comunidade afastada de um Estado isolado. Essa é uma oportunidade única, é emocionante. Agradeço a todos os envolvidos por nos dar essa chance de crescermos não só como músicos, mas como cidadãos", declarou Marcela Araújo.

Apoio fundamental do governo estadual

O titular da Secult, Zé Miguel, também destacou que sem o empenho do governador Camilo Capiberibe, o projeto não teria saído do papel. O secretário, que também é um músico reconhecido dentro e fora do Amapá, ressaltou que essa decisão política mudará para sempre a vida das crianças e jovens beneficiadas.

"Essas crianças nunca mais serão as mesmas. Tenho certeza que a comunidade do Curiaú será muito diferente depois deste projeto, pois certamente mudará para melhor. Parabenizo a OI, o maestro Elias Sampaio, Aece e o Governo do Amapá por realizar este sonho", avaliou Zé Miguel.

O governador garantiu que continuará apoiando projetos como este. Camilo Capiberibe enfatizou que a música é uma importante ferramenta de inclusão social, promoção da qualidade de vida e que sua gestão é norteada por essa filosofia.

"A comunidade do Curiaú é rica em cultura e é muito querida por nós, por isso estou muito feliz de participar deste lançamento. Parabenizo estes jovens pela oportunidade. Este projeto é muito importante, pois qualificará nossos jovens quilombolas e tenho certeza que eles crescerão em todos os sentidos, pois música é cultura, entretenimento e educação. Continuaremos incentivando e apoiando iniciativas como essa", ponderou o governador.

O Curiaú

A 12 quilômetros de Macapá, capital do Amapá, fica localizado o Curiaú, região remanescente de quilombo, primeira do Brasil a ser registrada e titulada pela Fundação Palmares, contabilizando pouco mais de 1,6 mil moradores.

Elton Tavares/Secom, com informações da Secult

No Response to "Governo do Estado apoia 1ª Orquestra Quilombola do Brasil, lançada no Amapá"

Postar um comentário