Seguidores

quarta-feira, outubro 17, 2012

Governador Camilo Capiberibe vistoria obras do Estádio Zerão, fundado há exatos 22 anos

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, vistoriou nesta quarta-feira, 17, as obras do Estádio Milton de Sousa Corrêa, mais conhecido como "Zerão". A visita, além de verificar "in loco" o andamento dos serviços, executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), também se deu por conta do aniversário do estádio, inaugurado há exatos 22 anos.

Nessa primeira etapa da obra foram investidos R$ 12.644.211,99, fruto de verba federal, com contrapartida do Estado. A ação visa a promoção do esporte amapaense em um local adequado. A previsão de reinauguração do estádio é para dezembro de 2012. O empreendimento gera 110 empregos diretos.

De acordo com o fiscal da obra, o engenheiro mecânico Pedro Campos, nesse primeiro estágio os serviços englobam ampliação das arquibancadas, gramado, redes hidráulica e elétrica, construção de pista de atletismo, urbanização e paisagismo da área exterior. Ele explicou que, após a conclusão da reforma, o estádio estará modernizado e terá capacidade para abrigar cinco mil torcedores.

"Os banheiros, vestiários e salas destinadas à administração estão em fase de acabamento. O gramado, com sistema de drenagem, está pronto. Já a pista de atletismo, cobertura das arquibancadas e entorno do estádio estão em andamento. Todas as adequações seguem as especificações do Estatuto do Torcedor", pontuou Pedro Campos.

Resgate e responsabilidade

O governador destacou que a obra do Estádio Zerão, localizado na zona Sul de Macapá, estavam paralisadas desde 2007 por conta do descaso da gestão anterior. Os serviços foram retomados em abril de 2011. Os recursos estavam bloqueados na Caixa Econômica Federal por falta de prestação de contas, o que fez o banco aguardar a chegada do novo governo para retomar as negociações. Quando assumiu, Camilo Capiberibe levou três meses para resolver todas as pendências com a CEF.

"Estou animado pelo avanço das obras, apesar dela não andar na velocidade que gostaríamos. Graças ao nosso esforço, conseguimos salvar o recurso destinado à reforma do estádio, que, após a conclusão dos serviços, será um palco condizente com o esporte amapaense e brasileiro", ponderou o governador.


Estádio credenciado para treinamento da Copa de 2014

Em fevereiro de 2012, o Comitê Gestor da Federação Internacional de Futebol (Fifa) credenciou o estádio para a realização de jogos de caráter internacional. Por conta disso, o Zerão foi escolhido como local de treinamento para a Copa do Mundo de 2014.

O governador afirmou que, apesar dos problemas orçamentários herdados e das condições em que o estádio se encontrava, totalmente destruído, o local será reinaugurado ainda em 2012. Camilo Capiberibe ressaltou que a reforma do Zerão simboliza o novo Amapá que sua gestão está construindo.

"Estamos superando todos os obstáculos e vamos entregar o Zerão, que hoje completa 22 anos, à nossa população. Esse estádio é um símbolo desse novo Amapá, que faz as coisas acontecerem e resolve os seus problemas. Portanto, estou feliz por reinaugurá-lo ainda em 2012", frisou o governador.

Origem do apelido

O apelido do Estádio Zerão, inaugurado em 17 de outubro de 1990, se deve ao fato de que a linha de meio de campo coincide exatamente com a Linha do Equador, segundo um dos sistemas de coordenadas geodésicas usados no Brasil, e faz com que cada time jogue em um hemisfério.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Governador Camilo Capiberibe vistoria obras do Estádio Zerão, fundado há exatos 22 anos"

Postar um comentário