Seguidores

quarta-feira, outubro 17, 2012

Governador Camilo Capiberibe recebe carta de apoio de jovens católicos do Amapá

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu nesta quarta-feira, 17, em frente ao Palácio do Setentrião, uma carta do coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Macapá, Kássio Vilhena. A ação, que consiste em uma declaração de apoio ao governo estadual para a construção de uma sociedade justa e igualitária, fez parte da peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o ícone de Maria, na capital amapaense. Dezenas de jovens participaram da solenidade, que precedeu uma caminhada deles pelo centro da cidade.

O titular da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude, Alex Nazaré, explicou que a manifestação religiosa é uma espécie de prévia para a Jornada Mundial da Juventude, encontro dos jovens católicos do mundo inteiro com o papa Bento XVI, que acontecerá em 2013, no Rio de Janeiro (RJ).

O secretário afirmou que a mobilização dos jovens católicos é importante para a sensibilização do poder público, em todas as esferas, para o avanço de benefícios à classe.

A cruz

A cruz da JMJ foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo. A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 a Semana Santa de 1984).

Desde 1984, a cruz da JMJ peregrina pelo mundo, o que tornou-se tradição entre os jovens católicos como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

O ícone de Nossa Senhora

Em 2003, o papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria, a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior.

Kássio Vilhena elucidou que os símbolos cristãos chegaram a Macapá nesta terça-feira, 16, e seguirão para Belém (PA) nesta quarta-feira, 17, onde ficarão até o próximo sábado, 20. Por sua vez, o bispo da Diocese de Macapá, dom Pedro José Conti, destacou que a juventude é fundamental para a construção de uma sociedade melhor e que os jovens católicos estão dispostos a auxiliar nessa missão.

O governador exaltou a importância da religião católica para a população brasileira como um todo e agradeceu aos jovens pela iniciativa de se colocarem a disposição para a construção de uma sociedade amapaense melhor. Camilo Capiberibe também desejou sorte à juventude do Amapá que participará da Jornada Mundial, no Rio de Janeiro, em 2013.

Elton Tavares, com informações da Diocese de Macapá.

No Response to "Governador Camilo Capiberibe recebe carta de apoio de jovens católicos do Amapá"

Postar um comentário