Seguidores

quarta-feira, outubro 03, 2012

3º Prévia do Tributo a Legião Urbana: uma noite além do rádio

7


Apesar de divulgar as prévias do Tributo a Legião Urbana, que será realizado no dia 13 de outubro de 2012 (essa data pode mudar para o dia 11 deste mês),pelo fã clube Legítimos Legionários, não tinha ido a nenhuma das duas anteriores. Ontem (2), fui ao Sesc Centro, onde rolou o 3º show prévio ao evento em homenagem a banda oitentista, no Projeto Botequim. 

Soube que as primeiras prévias anteriores foram legais. Elas contaram com as  bandas The End, Invasores do Forte e Dezoito21, essa última especializada em Engenheiros do Havaí. 

Era aniversário do amigo Anselmo Guedes e eu tinha marcado com o André Mont’Alverne. A noite prometia ser bacana. Cheguei lá umas 20 para as 22h. O Geison Castro, vocalista da Dezoito21 e um dos organizadores do evento, lia textos sobre as bandas. Uma espécie de histórico sobre os caras que embalaram as noites dos anos 80. 

Logo em seguida tocou a Slide, formada por Maycon Silva no baixo (aliás, o baixo tava alto, com o perdão do trocadilho) Fernando Cabral na guitarra, Elielson Lacerda na Bateria, Arí (um pouco tímido no início) e Alana Chagas (convidada especial que cantou músicas do Kid Abelha). Gostei, pois apesar da impressão banda-cover-saída-da-garagem, eles são bem ensaiados. A Slide tocou muita coisa legal, mas Lobão é sempre o melhor em qualquer repertório.  

Sobre a Além do Rádio digo sem medo de errar: eles estão melhores. Segundo o Ewerton Dias (vocais e guitarra), a proposta da banda é fugir do “mais do mesmo” e tocar o lado "b" dos hits das bandas oitentistas. Os outros componentes são Maycon Silva no baixo (sim, ele também toca na Slide) e Ederlan na batera (que substituiu Chales Theles, que tocou na Sigma doitant e pulso zero em meados de 80 e 90. O baterista está em Belém (PA), acompanhando o tratamento de saúde da filha)

Os caras mandaram muito bem. Fico orgulhoso de ver o Ewerton tocando e cantando legal. O cara é um velho amigo meu. Falando em mandar bem, eu não ouvia “Tolices” da banda Ira há uns dois anos. Enfim, a Slide foi legal, mas pode melhorar. Já a Além do Rádio, merece muitos aplausos e reconhecimento pelo trabalho bem feito. É o que sempre digo: se você quer tocar cover, faça bem feito. Eles fizeram. 

Em uma época de músicas nacionais desprovidas de charme e de novas tendências experimentalistas cheias de incapacidade intelectual, nós, os sobreviventes dos maravilhosos anos 80, movidos pela nostalgia sonora,reverenciamos as canções que ficaram na memória e no coração. 

Com todos estes elementos, acredito que o Tributo a Legião Urbana será um sucesso. Parabéns aos Legítimos Legionários e bandas colaboradoras. Urbana Legio Omnia Vincit !

Elton Tavares

7 comentários:

  1. "Mas Lobão é sempre o melhor em qualquer repertório", - Claaaro que sim, sempmre!!! \o

    ResponderExcluir
  2. Valew irmão...pelos comentários..sobre a Banda Slide e a banda Além do Rádio....valew..

    ResponderExcluir
  3. acho que você deveria se informar melhor sobre história da banda slide antes de fazer criticas sem fundamentos e saber que interpretação é muito diferente de cover e ainda que não existe bandas profissionais nesse segmento em macapá todas são bandas de garagem.

    ResponderExcluir
  4. Senhor anônimo, em primeiro lugar, eu gostei da banda. Em segundo, sim, existem muitas bandas covers melhores e sim, a Slide pode melhorar muito. Outra coisa, da próxima vez que comentar, se identifique ou não aceitaria o comentário. Por fim, se és da banda ou amigo dos garotos, precisa entender que nem só de aplausos vive quem toca para para público.

    ResponderExcluir
  5. Anônimos são sempre anônimos...não sabemos quem éh, mas ele quer ser alguém!

    ResponderExcluir
  6. Ai meu kro divulgador Elton Tavares, é sempre bom contar com pessoas que valorizem e coloque atona o passado do Brasil, que concerteza foi uma déc de ouro, eu fiquei na torcida em Belém pra que essa noite desse tudo certo, e deu kkkkk, na próxima estarei presente para contribuir com o movimento, um grande abraço desse seu novo amigo oitentísta, valeuuuuu !!!!

    ResponderExcluir
  7. Significado de Cover

    (câvar) s m+f (ingl) Diz-se do que tem semelhança com alguém ou o copia de alguma forma. Pois é helton, então a banda Slide de Cover só a Melodia e os solos principais das musicas, porque nossa meta não é fazer o cover e sim uma versão que faça a gente se sentir a vontade para tocar; é claro que ouve muitas falhas, assim como teve com a Além do Rádio, The End, Invasores e Dezoito21 (detalhe ela não tocou engenheiros e sim Paralamas, então se informe melhor!)Obrigado e um forte abraço!!!! Ass.:Elielson Lacerda.

    ResponderExcluir