Seguidores

sábado, setembro 15, 2012

I Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação

0


O Instituto Federal do Amapá (Ifap), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas até o dia 21/09 para a I Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação: Ciência em todo lugar (FECTE). A feira é voltada para estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante.

As inscrições de trabalhos científicos devem ser feitas pelo professor orientador dos grupos de alunos, conforme detalhamento presente no edital do evento.

Com o tema gerador Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, a FECTE tem como finalidade a promoção, o estímulo e a socialização de conhecimentos científicos através de práticas pedagógicas e no cotidiano dos alunos dos níveis de ensino acima mencionados. Outro desdobramento que o evento busca trata-se de dar visibilidade para projetos de iniciação científica que vêm sendo desenvolvidos pelas instituições de ensino do estado.

Para estar aptos a serem inscritos na feira, os trabalhos devem seguir alguns critérios conforme podemos observa abaixo:

- Ter sido realizado por grupos de, no máximo, 4 alunos;
- Todos os alunos participantes do trabalho devem estar regulamente matriculados em instituição de Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Profissionalizante de Nível Técnico do estado;
- Os trabalhos devem ter sido orientados por um professor vinculado a escola na qual os autores do trabalho estudem;

O processo de seleção da FECTE acontecerá em duas etapas: a primeira selecionará, no máximo, 36 trabalhos científicos que passarão para a segunda etapa de avaliação, que consiste em defesa presencial do trabalho perante uma comissão avaliadora.

Os trabalhos vencedores em cada uma das três categorias de ensino contempladas pela FECTE receberão quatro Bolsas de Iniciação Científica Junior, concedidas pelo Ifap, através de convênio com o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Os grupos vencedores receberão ainda tablets e o Prêmio Jovem Sustentável Inovador. As premiações buscam estimular de maneira permanente a iniciação científica nas instituições de ensino do estado e evidenciar que a “ciência pode ser praticada em qualquer lugar”, como enfatiza o tema dessa primeira edição do evento.

Por Alexandre Brito, jornalista do câmpus Macapá
Assessoria de Comunicação

No Response to "I Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação"

Postar um comentário