Seguidores

quarta-feira, setembro 19, 2012

Hoje será lançado o livro o Pato e o Lago

3

Hoje (19),  às 10h, no auditório Biblioteca Pública Elcy Lacerda, será lançado o  livro o Pato e o Lago. 

O PATO E O LAGO
                                          
Pato mora no lago / Lago mora no pato. O Pato sem lago / Não é pato. O lago sem pato / Não é lago. Pato gosta da pata / Pata gosta do pato. O pato sem a pata / Não é pato. A pata sem o pato / Não é pata. O pato tem duas patas / A pata tem duas asas. O pato tem duas asas / A pata tem duas patas. O pato gosta da água /A água gosta do pato. A pata gosta da água / A água gosta da pata. O pato gosta da pata e da água / A pata gosta da água e do pato. O pato e a pata gostam de passear / Andam na terra / Nadam na água / E voam no ar. Sempre pensando / Para casa voltar.
    
O texto acima está recheado de ilustrações de Ozélio Muniz no livro "O Pato e o Lago", do autor Romualdo Palhano  é uma obra dedicada ao público infantil, mas com certeza o público adulto também se deliciará com a mensagem contida no livro.

O lançamento se dará dentro do projeto "Era uma Vez" de contação de história para crianças que acontece todas as quartas feiras no auditório da biblioteca. Na ocasião será apresentados pequenos dramas para as crianças presentes, como: a dramatização da história do “pato e o lago” e ainda a história de "A onça e o bode". Rosa Rente é a coordenadora do referido projeto.

A professora Ana Paula Costa Arruda que assume a disciplina literatura infantil no curso de letras da UNIFAP escreveu o prefácio do livro e fala um pouco da referida obra:

"É com a simplicidade e a sabedoria prática dos antigos contadores de histórias que Romualdo Palhano se dedica com mestria à literatura infantil. As obras deste autor traduzem uma sensibilidade que aborda assuntos atuais e delicados sem perder o elemento maravilhoso que é tão peculiar na infância. Com o "Pato e o Lago" não é diferente. O livro é um casamento perfeito entre a linguagem verbal e a imagem, possibilitando à criança ver realmente os seres e as coisas com as quais precisam integrar na vida.

O motivo central, da referida obra, mostra-se de imediato no título e na ilustração. Os textos são breves e desenvolvidos por ilustrações dinâmicas que, sutilmente, discutem as consequências de termos o meio ambiente alterado: "O pato sem lago / Não é pato". Assim, o pato, aflito diante das modificações de seu ambiente natural, personifica o fato de que a natureza precisa ser respeitada para que a vida se cumpra.

3 comentários:

  1. Conheço o Sr. Palhano há muitos anos, foi meu vizinho, um cara super gente boa, inteligente, criativo,e super gaiato. Isso também vale para a esposa dele, a Sra Verônica (d. verinha como a chamamos), essas duas pessoas são admiráveis, falo por experiência própria. Mais um livro infantil Sr. Palhano, crédito merecedor, sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  2. como e bom saber que no estado do amapá a leitura já vem sendo tratada de modo especial para crianças, que esse trabalho do Professor Palhano continue para que suas obras possam ser reconhecidas no eixo da cultura amapaense, pois e muito importante para crianças que estão em fase de aprendizagem de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Como e bom saber que no estado do amapá a leitura já vem sendo tratada de modo especial para crianças que estão em fase de aprendizagem da leitura, que esse trabalho continue pelas mãos do Professor Romualdo Palhano para que suas obras possam ser reconhecidas no eixo da cultura amapaense.

    ResponderExcluir