Seguidores

sexta-feira, setembro 21, 2012

Governo abre Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Amapá

0
O governo do Estado abriu nesta quinta-feira, 20, no Auditório Waldemiro Gomes, do Museu Sacaca, a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Amapá (CEDR-AP). O encontro, realizado em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), tem o objetivo de reformular a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O evento encerrará neste sábado, 22.

De acordo com o diretor da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), um dos órgãos estaduais que coordenam o evento, Carlos Henrique Schmidt, a CEDR debaterá quatro eixos temáticos que orientarão a nova política: Governança, Participação Social e Diálogo Federativo; Financiamento do Desenvolvimento Regional; Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade e Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável.

Carlos Henrique explicou quem serão tratados temas fundamentais para o Estado, como o posicionamento no processo de desenvolvimento nacional e da região Norte do país. Segundo ele, exemplo disso são os aspectos positivos que se referem às especificidades locais geralmente citadas como vantagens comparativas, ou sobre os fatores negativos que nos têm mantido em isolamento e dificultado nosso desenvolvimento socioeconômico.

Coordenação

A coordenação geral da CEDR é formada por uma comissão formada pelo chefe da Casa Civil, Délcio Magalhães; os titulares da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan), Luiz Afonso; Adap, Ivana Antunes; da Escola de Administração Pública (EAP), Izabel Cambraia; e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Max Ataliba.

Carlos Henrique esclareceu ainda que o evento será preparatório para a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (I CNDR), que será ser realizada em Brasília (DF), no período de 12 a 14 de dezembro de 2012, com o tema "Desenvolvimento Regional para a Integração Nacional". Durante o encontro, serão definidos princípios e diretrizes para a PNDR e escolhidos dez delegados para participar da I CNDR.

O diretor da Adap explicou também que os delegados serão três da sociedade civil, o mesmo número do poder público, dois do setor empresarial e a mesma quantidade de instituições de ensino superior, pesquisa e extensão.

Para o representante do MI, José Machado, com a CEDR, o governo federal poderá planejar suas ações e investimentos nos estados da Federação. "Esse evento é eminentemente político. É a busca de soluções por meio do debate e do planejamento, fundamental para o nosso país. É uma nova modalidade de governo, uma nova forma que será executada em todo o Brasil, que visa formular ações claras e objetivas para desenvolvimento nacional", frisou José Machado.

Gestão participativa

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, destacou que esse debate com a sociedade e governo federal foi estabelecido desde o início de sua gestão,a exemplo do Plano Plurianual Participativo (PPA), executado em 2011, quando ele e toda a sua equipe de governo percorreram os 16 municípios do Estado e identificaram demandas apontadas pelos cidadãos de cada localidade amapaense.

"Com planejamento, avançamos e resolvemos muitos problemas em Macapá e no interior do Estado. Estamos investindo, com a ajuda do governo federal, em infraestrutura e água. Temos obras em todos os municípios do Amapá, fruto da participação popular. Isso mostra a importância do debate e do desenvolvimento distribuído", avaliou o governador.

Reunião da Comissão Organizadora Estadual (COE)

Durante o evento também ocorrerá a reunião da Comissão Organizadora Estadual (COE), que é coordenada pela Adap. O encontro visa garantir o alcance dos objetivos da Conferência. As instituições que formam o COE discutirão e definirão a adequação do formato da CNDR para a CEDR-AP.

São membros da COE: a Universidade do Estado do Amapá (Ueap); Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec); Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom); Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae); Rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA); e Conselho Regional de Economia do Amapá (Corecon).

Durante seu pronunciamento, o governador ressaltou que desde que assumiu o Estado trabalha em benefício de todos os municípios.

"Nessa conferência, construiremos uma proposta clara para o desenvolvimento do Amapá e levá-la ao encontro nacional. Além disso, ela promove uma reflexão sobre as ações do governo tanto estadual, quanto federal e a distribuição de ações em benefício do povo. Em um ano e oito meses de gestão, fizemos um esforço para efetivar essa prática, trabalhando na capital e no interior, desenvolvendo o Estado como um todo", ponderou o governador.

Elton Tavares, com informações da Adap.

No Response to "Governo abre Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Amapá "

Postar um comentário