Seguidores

segunda-feira, setembro 17, 2012

Governador Camilo participa da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

0


O governador do Amapá, Camilo Capibeibe, participou nesta segunda-feira, 17, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A ação, promovida por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), é alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é comemorado em 21 de setembro. A campanha acontecerá em vários centros ligados à Seed em Macapá e encerrará no dia 22. O objetivo é fortalecer a inclusão social dos portadores de deficiência e divulgar ações voltadas para a causa.

O diretor do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), Jodoval Farias da Costa, que é deficiente visual, ressaltou que, na gestão do governador Camilo Capiberibe, a política pública de inclusão social é efetiva, assim como o apoio do Estado para a realização dessa Semana. Conforme dados da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), o Amapá possui cerca de 150 mil pessoas portadoras de deficiências.

"Pretendemos transformar o debate realizado na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em política pública, nas mais variadas áreas. A realização desse evento é um reconhecimento às nossas reivindicações. Nosso Estado avançou nas melhorias, mas precisamos de muito mais e contamos com o apoio do governador para que essas medidas sejam aprimoradas no Amapá", frisou Jodoval Costa.

O titular da Seed, Adalberto Ribeiro, destacou que o governador Camilo Capiberibe está comprometido com a melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência e que as 81 escolas já passaram por reformas e adequações para a acessibilidade dos alunos e servidores desses locais. O secretário disse ainda que o Governo do Amapá é parceiro de entidades não governamentais e, inclusive, firmou convênios com várias instituições que prestam serviços a portadores de deficiência.

"Estamos dando todo o apoio aos centros ligados à Seed e firmamos convênios com instituições não governamentais que atendem portadores de deficiência, a exemplo da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Macapá e do município de Laranjal do Jari. Sabemos que o Poder Público precisa melhorar ainda mais a atenção aos cidadãos dessa classe e continuaremos formulando soluções para o setor", salientou o secretário.

Reflexão e compromisso

O governador afirmou que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é fundamental para reflexão, busca de soluções para as demandas da classe e visibilidade da causa. Camilo Capiberibe reafirmou seu compromisso com os portadores de deficiências e enfatizou que continuará trabalhando para que o Amapá tenha melhores condições para seus cidadãos com as referidas peculiaridades.

"Temos a obrigação de melhorar a vida do cidadão, inclusive dos portadores de deficiências. O Estado reconhece a importância disso, precisamos de um olhar diferenciado para essa classe e estamos trabalhando para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Além das escolas, o Museu Sacaca possibilita, em toda sua extensão, a acessibilidade e escritos em braile. Continuaremos fazendo as adequações necessárias e apoiando ações como essa no Amapá", ponderou o governador.

"Durante esse evento, identificaremos demandas e, a partir daí, o que precisamos fazer para garantir mais igualdade e oportunidade a pessoas com essas peculiaridades. Até 2014, faremos do Amapá um Estado melhor para os portadores de deficiências e mais inclusivo para nossos cidadãos com essas diferenças", garantiu o governador.

A origem da data

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. Essa data serve de momento para refletir e buscar novos caminhos para a inclusão de público.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Governador Camilo participa da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência"

Postar um comentário