Seguidores

terça-feira, julho 17, 2012

Projeto Tecno Barca

0
Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais, projeto “Tecno Barca: Um Ateliê-Galeria itinerante sobre a terra das águas” apresenta oficinas gratuitas em comunidades do Bailique de 15 de julho a 10 de agosto de 2012.


Escola Bosque do Amapá - Divulgação

Oficinas de pintura, auto-retrato, arte postal, performance e instalação serão oferecidas à   população do Arquipélago do Bailique, de 15 de julho a 10 de agosto, com inscrições gratuitas. As oficinas serão ministradas na Escola Bosque do Amapá, na Vila Progresso e cada uma delas, terá a duração de uma semana. As obras criadas pelos participantes serão expostas em um barco que vai visitar ilhas e comunidades do Bailique, localizadas entre o Rio Amazonas e o Oceano Atlântico, no litoral do estado do Amapá. Este ateliê flutuante faz parte do projeto Tecno Barca, contemplado na 8ª edição do Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais.

Para participar das oficinas gratuitas, os interessados podem se inscrever diretamente na Escola Bosque do Amapá, localizada na Rua Rio Marinheiro, nº 1012, Centro, Vila Progresso, no Arquipélago do Bailique (AP), através do e-mail tecnobarcabailique@gmail.com  ou pelo telefone 81152710. Cada oficina terá 15 participantes com faixa etária a partir dos 13 anos.

Durante todo o processo de execução do projeto será produzido um documentário e um catálogo com imagens, depoimentos e registros de todas as ações desenvolvidas, como a interação dos artistas com a comunidade e a navegação da Tecno Barca. O objetivo é que o resultado deste trabalho seja distribuído em bibliotecas, centros culturais, universidades e escolas públicas dos estados do Amapá e do Rio de Janeiro.

Informações sobre as oficinas:

Oficina de Criação em Art Postal, com Isabel Viana (artista)

A oficina propõe uma vivência na linguagem da Art Postal, fazendo uso de colagens com objetos do cotidiano (fotos, revistas, folhas, moedas) e tendo como inspiração histórias contadas por moradores antigos do local. A partir disso, são criados pequenos contos e confeccionados cartões postais, artesanalmente, e serão enviados para os colaboradores.

Oficina Ação da Performance, com Anderson Barroso (artista visual)

A oficina tem por objetivo o uso do corpo na criação artística de performances e ações visuais, por meio de ações e jogos explorando a relação dos corpos dos participantes com os lugares públicos de sua comunidade, como pontes, igarapés, campos e etc. Todas as performances realizadas ao longo da oficina serão registradas por meio de vídeos e fotografias artísticas.

Oficina de Pintura-Intervenção, com Tássia Malena (artista visual)

A oficina consiste na realização de pinturas e intervenções visuais com pigmentos naturais da região em passarelas, paredes, casas, árvores, embarcações e outras superfícies do cotidiano do arquipélago do Bailique (AP). Todas essas pinturas serão fotografadas para estarem presentes na exposição final do projeto.

Oficina de Instalação, com Wellington Dias (artista)

Na oficina transformaremos um barco em “Galeria de Arte Flutuante”, ocupando todos os seus ambientes com as obras de arte criadas pelos participantes das outras oficinas do projeto. O grupo será orientado para planejar coletivamente esta exposição que visitará várias comunidades do Arquipélago do Bailique, através da navegação da Tecno Barca.

Oficina de Auto Retrato, com Ítala Isis (artista visual e educadora)

A oficina pretende tratar de questões técnicas, estéticas e históricas relacionadas aos processos artísticos, com foco na arte contemporânea, tendo como tema o auto-retrato. No final do processo, cada participante terá produzido seu auto-retrato que fará parte de um vídeo-arte.

Serviço: 
Produção Execultiva: Marina Beckman
Mais informações na página : www.tecnobarcabailique.blogspot.com
tecnobarcabailique@gmail.com
(96) 8115 2710/ 9129 1124

Realização: 
REDE NACIONAL FUNARTE DE ARTES VISUAIS – 8ª EDIÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA / GOVERNO FEDERAL
Parcerias: Casa Gira Mundo-RJ, Cia.Supernova-Ap, Movimento Cidades (in) visíveis, Bando Filhotes de Leão.

Apoio
Escola Bosque, Governo do Estado do Amapá, Secretária de Cultura, Secretário Zé Miguel, Disney Silva, Grupo Hemisfério.

Fonte: Marina Beckman

No Response to "Projeto Tecno Barca"

Postar um comentário