Seguidores

quinta-feira, julho 19, 2012

PROAMAPÁ Energia: governador Camilo Capiberibe reinaugura Usina Termoelétrica de Lourenço

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, reinaugurou nesta quarta-feira, 18, a Usina Termoelétrica (UTE) do distrito de Lourenço, no município de Calçoene. A reforma e aparelhamento da antiga Usina foram realizados por meio da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que firmou contrato e terceirizou o serviço de geração de energia para a multinacional Soenergy, empresa que também fornece energia aos municípios de Oiapoque, Laranjal e Vitória do Jari.

A ação faz parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), que consiste na melhoria de vida da população do Estado, em todos os 16 municípios.

De acordo com o presidente da CEA, José Ramalho, o investimento do Estado é de R$ 100 mil ao mês, valor pago à Soenergy pelo serviço, até a chegada da rede elétrica na região, prevista para 2014. A medida visa a melhoria da qualidade de vida da população da localidade e o desenvolvimento econômico da região.

Segundo José Ramalho, a Soenergy disponibilizou para a Usina de Lourenço três geradores com potência de 563 KVA, que serão abastecidos com combustível subsidiado pela Conta Combustível Consumo (CCC), do governo federal. Ele explicou que a CEA, além de pagar pelo serviço da multinacional, recebe cerca de 50 mil litros de óleo do CCC e repassará à empresa terceirizada para o funcionamento da Usina.

O presidente da CEA disse ainda que os geradores serão suficientes para aumentar a potência da UTE Lourenço de 900 KVA para 1.680 KVA e atender com energia de qualidade a pouco mais de 650 unidades consumidoras do distrito 24 horas.

Compromisso com o povo

Para o governador, a UTE atende a demanda do distrito e promoverá o desenvolvimento econômico no Lourenço. Camilo Capiberibe enfatizou que essa ação do PROAMAPÁ é gestão responsável para mudar a vida dos cidadãos do distrito para melhor.

"Sabemos que só há desenvolvimento se tiver energia elétrica e os cidadãos de Lourenço também têm esse direito, por isso estou feliz em reinaugurar esta Usina, com equipamentos mais potentes, que atenderá a demanda dessa comunidade", destacou o governador.

"Este investimento do governo garantirá que não haja mais interrupção no fornecimento de energia no distrito de Lourenço. É nosso dever oferecer um serviço de qualidade aos cidadãos de todo o Amapá, estamos trabalhando para isso no Estado inteiro, são investimentos e obras importantes do PROAMAPÁ em infraestrutura, o que desenvolverá a capital e o interior", ponderou o governador.

O agradecimento do cidadão

O morador do distrito de Lourenço, Natanael Rocha, agradeceu a iniciativa do governador e enfatizou que há anos a localidade não era lembrada pelo Governo do Amapá. Ele ressaltou que a nova Usina significa o fim dos apagões, mais conforto para a sua comunidade e a promoção do comércio local.

Elton Tavares/Secom

No Response to "PROAMAPÁ Energia: governador Camilo Capiberibe reinaugura Usina Termoelétrica de Lourenço"

Postar um comentário