Seguidores

terça-feira, julho 24, 2012

Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque realiza 17ª Reunião Ordinária

0

A equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os conselheiros da Unidade de Conservação (UC), realizarão na próxima sexta-feira, 27, na Escola Família Agrícola da Perimental Norte, em Pedra Branca do Amapari, a 17ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (CPMT). O objetivo deste evento é apresentar aos Conselheiros as atividades desenvolvidas do primeiro semestre de 2012 pelo PARNA do Tumucumaque

Durante a reunião estarão presentes os analistas ambientais Christoph Jaster (Presidente do CPMT), Paulo Russo, Marcela Marins e cerca de 20 representantes das instituições civis e governamentais que compõem o Conselho.

A 17ª Reunião Ordinária do CPMT seguirá a seguinte pauta:

·O chefe do PNMT, Christoph Jaster, apresentará as atividades do 1º semestre de 2012 da Unidade de Conservação;
·A prefeita de Serra do Navio, Francimar Santos, relatará o acompanhamento do projeto de desenvolvimento do entorno do PNMT;
·O analista ambiental, Paulo Russo, exibirá as ações do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA) nos municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari;
·Um representante indígena mostrará os problemas locais da terra indígena que fica dentro do Parque do Tumucumaque;
·O assessor de assuntos de gestão Wajãpi, Bruno Walter, apresentará como está o andamento da definição de uma “Faixa da Amizade” entre a Terra Indígena Wajãpi e os assentamentos da Perimetral Norte, como estratégia de gestão dos conflitos locais;
·Vista técnica ao pátio da empresa Anglo American.

A realização da 17ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque tem o apoio da organização não governamental, WWF Brasil, e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia.

Os conselheiros ficarão hospedados na Chácara da Shahla Lotti, e realizarão uma visita técnica na área verde do terreno. Shahla Lotti deseja transformar o espaço em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com o objetivo de conservar a diversidade biológica do local.

Conselho Consultivo do PNMT foi criado em 2002, pela Portaria do IBAMA nº 182, de 31 de dezembro. Desde sua criação, o Conselho Consultivo tem contribuído na administração desta importante unidade de conservação, participando das etapas de construção de seu Plano de Manejo e contribuindo para definição de prioridades para sua gestão, especialmente no que se refere à relação com as comunidades situadas no entorno do Parque e a discussão de estratégias de desenvolvimento para os municípios onde a unidade está inserida.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei 9.985/2000), cada Parque Nacional deve dispor de um Conselho Consultivo, presidido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão das unidades de conservação federais, e composto por representantes de órgãos públicos e organizações da Sociedade Civil, sempre que possível, respeitando o princípio da paridade.

O Conselho do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma composição mista, com representantes do Poder Público das três esferas de governo e por membros da Sociedade Civil, que visa transformar o Conselho num espaço de mediação entre interesses nacionais e locais, coletivos e privados. 

Alessandra Lameira
Assessora de Comunicação
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
Jornalista e Especialista em Artes Visuais
DRT: 211/AP
FENAJ: 89754
Fone: 8119-7655 e 9137-6004
Twitter: @Ale_Lameira

No Response to "Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque realiza 17ª Reunião Ordinária"

Postar um comentário