Seguidores

terça-feira, julho 17, 2012

Amapá é selecionado no projeto Dramaturgias Urgentes

0

O Ministério da Cultura e Banco do Brasil, divulgaram na última semana os vencedores do concurso Dramaturgias Urgentes, projeto que propõe a dramaturgos brasileiros que radiografem nossa sociedade em textos teatrais inéditos. Trata-se primeiramente de um concurso nacional temático de peças curtas, provocando e estimulando um entrelaçamento entre arte e sociedade.

Dentre os 95 textos que concorreram ao Tema Um, “A nova classe média brasileira: os emergentes”, apenas seis foram selecionados e dentre eles, o amapaense Joca Monteiro, com o texto “A Visita”.

Produtor cultural, ator e gestor do Palco Fora do Eixo no Amapá - frente de artes cênicas da rede Fora do Eixo - Joca terá seu trabalho apresentado pela Cia. Elevador de Teatro Panorâmico (SP), com a leitura de três textos (Os inesteriotipáveis - de James Hermínio; Produtos Perecíveis - de Flávio Goldman; A visita - de Joca Monteiro). Após as leituras, será realizado um debate com as presenças do diretor e do elenco.

“Eu fiquei sabendo do concurso poucos dias antes do encerramento e pensei em não participar, pois escrever para mim é criação pessoal, não gosto de escrever por encomenda, gosto de conceber e criar, no entanto me senti desafiado a escrever sobre o tema proposto e em tão pouco tempo”, explicou Joca Monteiro. E completou:  “Fiquei estimulado ao saber que os 30 melhores textos ganhariam um parecer técnico que iria contribuir com a minha arte, coisa que eu prezo muito. Surpreendi-me com o resultado e sei que tem um significado muito importante para a dramaturgia amapaense. Estou fazendo história. Deixo um agradecimento especial a Casa e Família Fora do Eixo por investir no meu banco de estímulo e em especial ao Paulo Rocha que revisa meus textos e é um grande parceiro”, finalizou.

A visita

Sinopse: Janari e Cida formam um casal que migrou recentemente para classe média e ainda estão se acostumando com a nova vida. O maior problema do casal é entender a empregada recém-contratada Dasdores que confunde o casal com seus medos. A família recebe a visita de João Pena, o patriarca veio conhecer a nova vida que seu filho leva.

Fora do Eixo e Casa Fora do Eixo Amapá

A Casa Fora do Eixo Amapá é um espaço múltiplo que funciona como moradia, escritório, fruição e hospedagem solidária, responsável por receber constantemente agentes culturais de todo o país interessados em trocar experiências e conhecimento. Entre suas metas constam promover o intercâmbio de conhecimentos em todos os estados que abrigam pontos fora do eixo na perspectiva de descentralizarmos a gestão e implementar a tecnologia social da rede nos cenários locais, a partir de casas de vivência por todo país. E também, articular financiamentos junto à iniciativa privada, representando os empreendimentos na articulação dessa missão.

A CAFE-AP é ligada a rede Fora do Eixo rede de trabalho formado por mais de 90 pontos em todo o país, que realiza uma série de ações estruturantes com foco nos setores de comunicação livre, distribuição, circulação, linguagens artísticas, sustentabilidade, economia solidária e políticas culturais."
-- 
Assessoria de Comunicação
(96) 8127-8495/ 3225-1281
@karenpimenta_
skype: karenpalafita
msn: karensantospimenta@hotmail.com

No Response to "Amapá é selecionado no projeto Dramaturgias Urgentes"

Postar um comentário