Seguidores

quinta-feira, junho 21, 2012

GEA contempla aldeias indígenas de Oiapoque com geradores de energia elétrica

0


O chefe de Gabinete Civil do Governo do Amapá, Kelson Vaz, representando o governador Camilo Capiberibe, entregou nesta quinta-feira, 21, dois geradores de energia elétrica na Aldeia do Manga, em Oiapoque. O equipamento irá beneficiar cerca de mil pessoas nas comunidades indígenas Vila Isabel, com 450 habitantes, e Espírito Santo, onde moram 550 índios. A medida faz parte das ações compensatórias aos índios que residem na área, por conta das obras na BR-156.

A ação, executada por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap), atende uma antiga demanda da população que reside nas duas tribos, que reivindicava os geradores desde 2003. Ainda em Oiapoque, foi devolvida para a população um caminhão, que foi reformado e licenciado pela Setrap, para o escoamento da produção agrícola da Aldeia do Manga e mais nove comunidades indígenas, que beneficiará cerca de 2.000 índios da região.

As entregas dos geradores e do caminhão foram feitas durante uma reunião do Comitê Gestor dos Povos Indígenas (Cogepi), formado pela Setrap, Secretaria de Políticas Públicas para os Povos Indígenas (Sepi), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ministério Público Federal (MPF/AP), Fundação Nacional do Índio (Funai) e lideranças indígenas de Oiapoque. O Cogepi defende os direitos das comunidades indígenas que estão localizadas ao longo da BR-156, por conta das obras executadas na estrada.

Conforme o titular da Setrap, Sérgio La Rocque, tanto a entrega dos grupos geradores quanto a do caminhão atende as reivindicações do Cogepi. De acordo com o secretário, o governo está cumprindo as determinações nas adequações e compensações com o povo indígena por conta da obra na BR-156.

Outras ações de GEA em prol dos povos indígenas

O Governo do Amapá já executou a transferência dos habitantes das aldeias Piquiá e Curipi para as novas localizações, é o início da execução da realocação de aldeias acordadas entre lideranças indígenas e órgãos federais e estaduais, para que a obra da BR-156 fosse continuada no município de Oiapoque.

De acordo com Kelson Vaz, o cronograma de obras e ações do governo nas aldeias obedece ao que foi discutido com os próprios indígenas, como a relocação das aldeias Curipi e Piquiá, entregues em abril de 2012 pelo governador Camilo Capiberibe, com toda a infraestrutura necessária para que os índios tenham qualidade de vida.

"O Governo do Amapá está trabalhando uma política não só de compensação, mas de ações de governo para a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas. Estamos aqui para agir em prol dos índios do nosso Estado e do desenvolvimento do Amapá. Essa é uma determinação do governador Camilo Capiberibe", explicou o chefe de Gabinete.

Reconhecimento

O presidente do Conselho dos Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque (CCPIO), Paulo Silva, afirmou que está muito agradecido ao governador Camilo Capiberibe por receber os geradores. O cacique também agradeceu pelo caminhão que fará o transporte da produção agrícola local. Para ele, o diálogo com o governo está dando frutos para as comunidades que residem nas aldeias de Oiapoque.

"Em nome do coletivo, agradeço ao governador Camilo Capiberibe e sua equipe de governo pelos geradores e caminhão, pois esse equipamento trará melhorias para o nosso povo. Também somos gratos pela oportunidade de dialogar com a atual gestão, o que não acontecia anteriormente", ponderou o cacique Paulo Silva.

Elton Tavares/Secom

No Response to "GEA contempla aldeias indígenas de Oiapoque com geradores de energia elétrica"

Postar um comentário