Seguidores

sexta-feira, maio 25, 2012

Governador Camilo Capiberibe anuncia criação da Casa das Parteitas em Macapá

0

Durante a abertura do II Encontro Internacional das Parteiras Tradicionais do Amapá, realizado nesta sexta-feira, 25, no Ceta Ecotel, o governador do Estado, Camilo Capiberibe, anunciou a criação da Casa das Parteiras, em Macapá. O objetivo da ação é valorizar os saberes tradicionais das parteiras e incluí-las no atendimento à população para a melhoria da saúde pública. A previsão da obra é para o segundo semestre de 2012.

O governador explicou que a Casa das Parteiras será uma maternidade especializada em partos normais. Camilo Capiberibe disse ainda que o local contará também com enfermeiros e médicos.

Na ocasião, o governador ressaltou que a iniciativa faz parte do compromisso de sua gestão com a valorização das parteiras tradicionais. Para Camilo Capiberibe, o conhecimento das mulheres e homens que fazem os partos é essencial para a melhoria da saúde no Amapá.

"As parteiras executam um trabalho fundamental e pouco reconhecido por muitos. A política de reconhecimento e valorização foi iniciada anos atrás, mas interrompida por quase nove anos. Essas mulheres e homens são parceiros na construção de um Amapá melhor e nós iremos trabalhar para dar o suporte necessário a essas pessoas, que possuem esse dom de fazer partos, possam continuar essa bela atividade com dignidade", garantiu o governador.

O II Encontro Internacional das Parteiras Tradicionais do Amapá

O evento, organizado pelas secretarias de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), da Saúde (Sesa), pelo Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e pela Escola de Administração Pública (EAP), reuniu centenas de parteiras dos 16 municípios de Amapá, do Brasil e de toda a América Latina. Também estiveram presentes pesquisadores, representantes de governos e de organizações da sociedade civil, além de imprensa local e nacional.

Projeto das Parteiras Tradicionais do Amapá

A deputada federal Janete Capiberibe é a responsável pelo projeto "Parteiras Tradicionais do Amapá", entre 1995 a 2002. A iniciativa foi abandonada pelos governos anteriores, mas foi retomada pela gestão de Camilo Capiberibe.

Conforme os números da SIMS, ao todo são 1.240 as parteiras tradicionais no Amapá, cerca de 10% deste número são "parteiros". A maioria foi capacitada na primeira fase do programa, na década de 90.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Governador Camilo Capiberibe anuncia criação da Casa das Parteitas em Macapá"

Postar um comentário