Seguidores

quarta-feira, abril 25, 2012

Governador recebe representantes do Greenpeace e confirma visita ao navio Arctic Sunrise

0


O governador Camilo Capiberibe recebeu nesta quarta-feira, 25, no Palácio do Setentrião, a visita do coordenador da Campanha da Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, acompanhado de seus assessores Manoel Brito e do Márcio Astrine. Durante o encontro, os ambientalistas convidaram o governador para visitar o navio Arctic Sunrise, que chegará ao Estado nesta sexta-feira, 27. O objetivo é dar visibilidade nacional e mundial para a biodiversidade do Amapá.

De acordo com Paulo Adário, a passagem do navio pelo Amapá faz parte da programação da ONG para a Rio+20, que será realizado em junho de 2012. Ele disse ainda que a visitação será coberta pela imprensa nacional, inclusive pelo programa da Rede Globo de Televisão, o "Fantástico".

O governador se comprometeu em visitar o navio e reafirmou seu compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento da economia verde no Amapá. Camilo Capiberibe também explicou aos ambientalistas sobre as dificuldades na execução de ações em prol das florestas do Estado por conta da falta de recursos para o setor.

Conforme os representantes do Greenpeace, a equipe do Fantástico também visitará o Arquipélago do Bailique, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapurú, no município de Laranjal do Jari, entre outras regiões do Amapá. O intuito é mostrar a beleza e potencialidades das florestas amapaenses.

"Queremos mostrar aos brasileiros a importância do Amapá para um país que está se desenvolvendo e de seu maior patrimônio, que é a biodiversidade. O governador Camilo Capiberibe está compromissado com as causas ambientais e com o desenvolvimento da economia verde no Estado", ressaltou Paulo Adário.

O Navio

A embarcação veio dos Estados Unidos e entrou no Brasil pelo Amapá e seguiu para Manaus. O navio é conhecido por denunciar crimes ambientais, promover alternativas de atitudes ecologicamente corretas e por contribuir para a discussão de um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Construído há seis anos, ele atrai por demonstrar na prática modelos sustentáveis de desenvolvimento e locomoção.

Dentro do navio, os visitantes podem ver as exposições fotográficas que mostram tanto a beleza como o descaso com o meio ambiente. O Arctic Sunrise ficará atracado na Docas de Santana até o dia 30 deste mês. Neste período, será aberto para a visitação para o público. Após sua estadia no Amapá, o navio segue para Belém (PA), em seguida irá para Recife (PE) e finalmente Rio de Janeiro (RJ), onde participa da Rio+20.

A Rio+20

A Rio+20 consiste em três pilares - econômico, social e ambiental . A conferência tratará de dois temas: a economia verde no contexto da erradicação da pobreza e a estrutura de governo para o desenvolvimento sustentável no âmbito das Nações Unidas. O encontro contará com a presença de chefes de Estado, de governo e de representantes de mais de 150 países. O encontro internacional debaterá também os avanços no setor ambiental desde a "ECO 92", há 20 anos, ocorrida no Rio de Janeiro.

Greenpeace

O Greenpeace é uma organização global e independente que atua para defender o ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem de atitudes e comportamentos. Investigando, expondo e confrontando crimes ambientais, desafiando os tomadores de decisão a rever suas posições e adotar novos conceitos. Também defende soluções economicamente viáveis e socialmente justas, que ofereçam esperança para esta e para as futuras gerações.

Também estiveram presentes na reunião os secretários de Estado do Meio Ambiente, Grayton Toledo; da Indústria, Comércio e Mineração, Reinaldo Picanço; da Comunicação, Bruno Jerônimo, a diretora-presidente do Instituto Estadual de Florestas, Ana Euler e o coordenador de Comunicação Institucional, Eduardo Neves.

Elton Tavares
Assessor de comunicação

No Response to "Governador recebe representantes do Greenpeace e confirma visita ao navio Arctic Sunrise"

Postar um comentário