Seguidores

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Governador participa de Aula Inaugural do Curso de Formação de Sargentos da PM/AP

0


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou nesta quarta-feira, 29, no Teatro das Bacabeiras, da Aula Inaugural do Curso de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da IV turma de sargentos da Polícia Militar do Amapá (PM/AP). Ao todo, 239 membros da corporação, entre cabos e soldados, receberão a capacitação.

De acordo com o comandante da PM, coronel Pedro Paulo Rezende, o treinamento terá a duração de sete meses e tem por objetivo habilitar o aluno à graduação de Sargento do Quadro Combatente, permitindo-lhe adquirir conhecimentos técnico-profissionais necessários para o desempenho de suas futuras funções.

O comandante explicou que entre as instruções que serão ministradas para os alunos estão: Fundamentos da Gestão Integrada Comunitária, Mobilização Comunitária, Relações Humanas, Ética e Cidadania. Além disso, os novos sargentos serão preparados para desenvolverem atividades de escrivães de Inquérito Policial Militar, atividade típica dessa graduação.

"Esse curso que se inicia hoje é a oportunidade de ascensão funcional que motiva o militar e valoriza o profissional, além de fortalecer nosso efetivo, pois os novos soldados, após o CFA, estarão capacitados para a manutenção da ordem e da paz da população amapaense", destacou o comandante da PM.

"Somente na gestão de Camilo Capiberibe mais de 1.200 policiais já foram capacitados, o que supera a administração passada. Além disso, o governador chamou 433 novos servidores concursados, 245 ingressarão até abril de 2012 e 90 oficiais irão para a academia ainda este ano, ou seja, medidas que mostram o compromisso do governador com segurança da população", completou o coronel Rezende.

Conforme o titular da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marcos Roberto, a capacitação dos militares faz parte da política de reestruturação da Segurança Pública e valorização do servidor.

O governador enfatizou que os novos sargentos são fundamentais para fortalecer o policiamento comunitário que será implantado em todo o Amapá. Ele ressaltou o sucesso da Unidade de Policiamento Comunitário (UPC) do município de Laranjal do Jari, que reduziu os índices de criminalidade em 80% naquela cidade. Camilo Capiberibe assumiu o compromisso de continuar investindo nas policias, Civil e Militar.

"Depois de formados, os novos sargentos comandarão os soldados concursados que foram chamados recentemente. A nova função exige liderança, responsabilidade e equilíbrio. O reforço no efetivo e a capacitação da corporação são essenciais para o sucesso da atuação das UPCs que implantaremos em todo o Estado. A eficácia do policiamento comunitário no Laranjal do Jari já deu resultados e é isso que queremos para todo o Amapá", destacou o governador.

"Continuaremos investindo nos órgãos de segurança pública, trabalhando na valorização dos nossos servidores para a garantia da paz do cidadão, pois é a população que paga nossos salários e merece ter tranquilidade", finalizou Camilo Capiberibe.

A solenidade contou com a presença de secretários de Estado; do chefe de Gabinete de Segurança Institucional, coronel Corrêa; deputado Aguinaldo Balieiro; imprensa e sociedade civil.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Governador participa de Aula Inaugural do Curso de Formação de Sargentos da PM/AP"

Postar um comentário