Seguidores

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

GEA debate cooperação técnica com empresa britânica para setor ambiental no Amapá

0
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu nesta segunda-feira, 13, no Palácio do Setentrião, o presidente da empresa inglesa Permian Global, Stephen Rumsey, acompanhado de sua equipe. Na reunião, foram debatidos pontos para cooperação técnica entre o Estado e corporação estrangeira. Também participaram do encontro a diretora presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ana Euler, o procurador geral do Estado, Antônio Kleber e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Grayton Toledo.

Conforme Grayton Toledo, se consolidada, a parceria com a Permian no Amapá trará benéficos ao Estado, por conta da experiência da empresa no mercado de carbono mundial e a consolidação deste negócio nos grandes centros do planeta. De acordo com o secretário, a cooperação viabilizará o tipo de empreendimento chamado "Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD)", no Estado, que consiste na exploração do crédito carbono com conservação ambiental.

Segundo a titular do IEF, após uma reunião entre a Permian e os gestores de órgãos presentes, foi acordado que será formulado um arcabouço jurídico e técnico similar ao do estado do Acre, onde, segundo os gestores presentes, houve avanços na implementação do REDD. Ana Euler frisou que a medida visa à assinatura de um Memorando de Entendimento entre Estado e a empresa britânica, prevista para abril de 2012, que promoverá a cooperação técnica. Ela ressaltou que os avanços do estado do Acre nortearão o Amapá no processo.

"O REDD ainda não foi regulamentado, por isso trabalharemos mecanismos para a construção deste arcabouço, a exemplo do Acre, para desenvolver o nosso mercado voluntário, que são empresas que aceitam créditos de florestas para compensar emissões. O Amapá será beneficiado com este novo mecanismo, já que o governo do Estado e Permian têm interesses em comum, que é a conservação da floresta, finanças e ciência para a promoção do desenvolvimento sustentável local", ponderou Ana Euler.

Ao final do encontro, ficou acordado que os órgãos ambientais do Estado trabalharão em conjunto para a adaptação dessa estrutura e atuarão, cada instituição dentro de sua área, para atender os requisitos legais e técnicos da estrutura necessária para consolidar a parceira. Assim como uma proposta financeira viável para o Estado e para a Permian, culminando em uma ação contínua na construção de etapas para Estado e investidor avançarem na cooperação técnica.

O governador afirmou que é favorável a proposta da Permian à preservação dos recursos naturais do Amapá. Camilo Capiberibe disse ainda que é preciso avançar nas ações que possibilitem a assinatura do Memorando de Entendimento e, assim, efetivar ações que tragam resultados positivos para o Amapá.

"Trabalharemos para a construção de todos esses instrumentos legais e institucionais. Vamos incentivar e estabelecer um ambiente favorável para trazer investidores para o Amapá. Nosso objetivo é trazer benefícios concretos para a população do Estado, como emprego e renda, além de conservar nossas riquezas naturais. Temos interesse em cooperar com uma empresa como a Permian e que esse entendimento faça com que isso traga retorno para o nosso povo", destacou o governador.

Crédito de Carbono

A consciência da necessidade de ações para proteger a camada de ozônio foi fortalecida em 1997 e os principais países firmaram um acordo assinando um tratado no Japão, chamado Protocolo de Quioto. A partir dele foi aberta a possibilidade de compensar financeiramente iniciativas que contribuíssem para a diminuição da poluição do ar. O pouco conhecido mercado investe 1,5 milhão de dólares em ações na bolsa de valores a cada cem mil toneladas de gases poluentes não emitidos.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "GEA debate cooperação técnica com empresa britânica para setor ambiental no Amapá"

Postar um comentário