Seguidores

domingo, janeiro 29, 2012

Governador do Amapá recebe visita de diplomatas americanos

0
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu, neste sábado, 28, na Residência Oficial, a visita do conselheiro para Assuntos de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) no Brasil, John Matel e seu conselheiro adjunto, Justen Thomas. Também participaram do encontro o senador Randolfe Rodrigues e o diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal do Amapá (Cepap/Unifap), Edinaldo Nunes.

Na ocasião, foram debatidos temas como incentivo ao ensino da língua inglesa no Amapá, a exemplo do idioma Francês, lecionado no Centro Danielle Mitterrand; Identificar quais formas de parceria o governo do Estado e a Embaixada poderão firmar para a criação do Museu da Base Aérea, localizada no município de Amapá. Os conselheiros pediram apoio ao Programa Jovens Embaixadores (PJE).

Para os conselheiros americanos é de interesse de seu governo que mais pessoas falem inglês em todo o mundo e  que a embaixada tem interesse de capacitar professores da rede pública para ensinarem o idioma.  Sobre o PJE, John Matel e Justen Thomas pediram mais apoio do governo estadual no incentivo aos estudantes amapaenses a realizarem trabalhos comunitários. No Amapá, a instituição parceira da Embaixada Americana é a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Dois amapaenses já participaram do PJE.

Em relação a criação do Museu, os americanos se comprometeram em relatar a situação da antiga base, a qual eles visitaram acompanhados por técnicos da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), órgão responsável pelas relações exteriores do Estado. Os conselheiros se comprometeram em verificar de que forma o governo dos E.U.A. poderá auxiliar no resgate histórico que o governador pretende com a criação do Museu da Base Aérea.

Ao final da visita, o governador pediu aos técnicos da Adap presentes no encontro, um relatório sobre as propostas dos conselheiros americanos. Camilo Capiberibe disse que passará a demanda para a Seed, para que os encaminhamentos sejam executados.

Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores (PJE) é uma iniciativa da Embaixada Americana no Brasil, de responsabilidade social, que beneficia com uma viagem aos E.U.A., alunos brasileiros da Rede Pública Estadual que se destacam pelo excelente desempenho escolar, falam inglês, pertencem à camada socioeconômica menos favorecida, possuem perfil de liderança, prestam serviço voluntário e são exemplos em suas comunidades.

Resgate histórico

O governador Camilo Capiberibe criará o Museu da Base Aérea no município de Amapá. O local dava suporte aos militares americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Na gestão do então governador João Alberto Capiberibe, foi criado um museu no local, mas o descaso fez com que o lugar se deteriorasse. A Secretaria de Estado da Cultura já iniciou ações para a criação do Museu e assim realizar o resgate histórico.

"Pretendemos criar o Museu da Base Aérea do município de Amapá. Uma parceria com o governo americano é bem-vinda. Essa medida visa o desenvolvimento do Turismo no Estado e o resgate da história amapaense e mundial", enfatizou o governador Camilo Capiberibe.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Governador do Amapá recebe visita de diplomatas americanos"

Postar um comentário