Seguidores

sexta-feira, outubro 28, 2011

Soenergy comunica a CEA solução dos problemas de geração de energia em Oiapoque e Jari

0

A SoEnergy – Sistemas Internacionais de Energia S.A. entregou à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) nesta quinta-feira, 27, um relatório sobre a operação das Usinas Termelétricas (UTE’s) responsáveis pela geração de energia nos municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari. As populações dos dois municípios sofreram racionamento de energia devido falhas nos geradores das Usinas.

Segundo a Soenergy, no Laranjal do Jari, ocorreu racionamento de energia no horário de 18h30 às 23h50, no período de 14 a 23, por problemas em 2 máquinas decorrentes da quebra de componentes do motor (ex. virabrequin). A falha nos geradores provocou uma redução na geração de energia para 9,5 MW enquanto que o necessário para atender a cidade é de 9,7 MW.

Em Oiapoque, problemas em um dos 4 geradores provocou racionamento durante 3 dias, também no horário de 18h30 às 23h50, quando aumenta o consumo. A geração de energia necessária para atender o município é de 4,6 MW e com a queima do motor elétrico de uma das máquinas essa geração ficou reduzida para 4,35 MW.

A SoEnergy informou à CEA que providenciou máquinas reservas que serão utilizadas nesses casos, em substituição às que sofrerem problemas em seus componentes. No Oiapoque, com aumento da demanda, a UTE passará a contar com 5 geradores, a partir de 11 de novembro, com capacidade de gerar 5,9 MW. O Laranjal do Jari vai continuar com 8 geradores, com potência total de 10,65MW, sendo que uma das máquinas passou por uma reforma geral e vai estar disponibilizada a partir de segunda-feira, 31, normalizando o funcionamento com um dos geradores na reserva.

A empresa comunicou que os serviços de fornecimento de energia estão normalizados nos dois municípios. Com os geradores reservas entrando estando disponíveis para eventuais substituições não haverá mais necessidade de racionamento por problemas na geração de energia.

O diretor técnico da CEA, Jucicleber Castro, disse que vai analisar o relatório. Uma visita técnica da CEA será feita para confirmar as informações da SoEnergy.

Gilvana Santos
Ascom/CEA
3212-1365 /
8802-5012

No Response to "Soenergy comunica a CEA solução dos problemas de geração de energia em Oiapoque e Jari"

Postar um comentário