Seguidores

domingo, outubro 23, 2011

Governador prestigia aniversário do município de Amapá

0
Foto: Chico Terra.

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, acompanhado da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) e secretários de Estado, participou da solenidade em comemoração ao aniversário do município de Amapá, no leste do Estado, aproximadamente 302 km da capital Macapá. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade. Na ocasião, foram homenageados cidadãos que prestaram serviços à localidade, que completou 110 anos de criação.

Além de celebrar o aniversário da cidade, o governador implementou o Gabinete Itinerante, que atende a Lei criada por ele mesmo, quando era deputado estadual. A regulamentação consiste na efetividade do município, que foi a primeira capital do então Território Federal do Amapá, na sede do governo, no dia 22 de outubro.

"Parabenizo todos os cidadãos do município de Amapá pelos 110 anos de criação. Esta cidade faz parte não só da história do Estado, mas também da história da minha família, pois minha mãe, deputada Janete Capiberibe, nasceu aqui", comentou Camilo Capiberibe.

O governador aproveitou a oportunidade e reforçou que sua gestão é para todos, independente de partidos. Camilo Capiberibe deixou a equipe técnica do governo à disposição da Prefeitura de Amapá, para que as inadimplências da cidade sejam retiradas e ela se habilite ao acesso de verbas federais.

"Fizemos convênios com todas as prefeituras e repassamos as contrapartidas para que elas possam acessar recursos federais, pois isso é fundamental para o desenvolvimento, portanto, coloco a nossa equipe a disposição do poder municipal de Amapá", pontuou o governador.

Além de Camilo Capiberibe, da deputada federal e equipe de governo, participaram da solenidade o prefeito do município de Amapá, Carlos César da Silva, vereadores da cidade e sociedade civil.

Durante sua estada na cidade, o governador ouviu os moradores do município, que reivindicaram melhorias nos dois ramais que dão acesso a cidade, atendimentos médicos e melhoria no hospital da cidade.

"É importante ouvir o povo e isso estamos fazendo desde o início deste mandato, em janeiro de 2011", ressaltou Camilo Capiberibe.

Manutenção de ramais
O governador explicou aos moradores, durante a solenidade na CVA, que a Secretaria de Estado do Transporte (Setrap) fará a manutenção necessária nos dois ramais que dão acesso ao Amapá. Camilo Capiberibe explicou também que as más condições das vias é fruto da falta de manutenção nas duas estradas pela gestão anterior, que não investiu em máquinas para a execução do trabalho.

"Pegamos o parque de máquinas do Setrap sucateado e isso dificulta o nosso trabalho na melhoria dessas vias, mas já melhoramos os ramais e faremos a manutenção dessas estradas", destacou o governador.

Saúde
Por conta da demanda apresentada pela população, o governador visitou a Unidade Mista de Saúde de Amapá. Camilo Capiberibe conversou com funcionários do órgão e comprovou a deficiência de equipamentos e pessoal no local. O secretário de Estado da Saúde, Edilson Mendes, que acompanhou a inspeção, afirmou que, em 15 dias, o hospital receberá mais dois médicos.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde disse ainda que o governo fará da casa de saúde um grande hospital, que atenderá, além do Amapá, os municípios de Tartarugalzinho e Calçoene e o distrito de Tartarugal Grande.

Habitação
O governador assumiu um compromisso na melhoria da habitação no município. A partir desta segunda-feira, 24, uma equipe do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial (Imap) fará um levantamento sobre uma área invadida na cidade de Amapá, denominada Universidade, para que seja formulado um projeto de arruamento, divisão de lotes e posteriormente os terrenos sejam doados aos cidadãos.

De acordo com o presidente do Imap, Maurício Souza, a medida será efetuada juntamente com a Procuradoria Geral do Estado (PGE/AP), por meio de Decreto de Desapropriação, para que o dono seja indenizado, já que a área é particular.

"Tomamos essa decisão para dar tranquilidade às pessoas do município de Amapá, que precisam de casa para morar. Vamos trabalhar de forma organizada, precisamos estruturar o loteamento para que ele tenha tudo que um bairro necessita e assim atender a demanda dos cidadãos que aqui residem", disse o governador.

Infraestrutura
O governador aproveitou sua passagem pelo município e visitou as obras de ampliação e melhoria do sistema de água da cidade, executada pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), com investimentos do Estado.

Resgate histórico
No município de Amapá existe uma antiga Base americana, que dava suporte aos militares dos Estados Unidos da América (EUA) durante a Segunda Guerra Mundial. Na gestão do então governador João Alberto Capiberibe, foi criado um museu no local, mas o descaso fez com que o local se deteriorasse.

O governador, durante visita ao local, se comprometeu revitalizar a área e reestruturar o Museu da Base Aérea que existe no local. O secretário de Estado da Cultura, Zé Miguel, já iniciou, junto a sua equipe técnica, ações para o resgate histórico.

"No governo de João Alberto Capiberibe, nós tínhamos um Museu a céu aberto. Hoje em dia o local está em ruínas, um retrato da situação do Estado inteiro, que nós temos que recuperar e vamos recuperar. Mas, não em 10 meses e sim em quatro anos", finalizou o governador.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Governador prestigia aniversário do município de Amapá"

Postar um comentário