Seguidores

quinta-feira, agosto 25, 2011

Governador participa da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

0
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou, nesta quarta-feira, 24, no Auditório Leonor Barreto (Sesi/AP), da abertura da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, realizado pela A Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi), visa debater temas relevantes para o campo do envelhecimento, como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso.

O tema da Conferência, que encerrará nesta quinta-feira, 25, é “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. De acordo com a titular da Sims, Ely Almeida, o evento fortalece o compromisso dos diversos setores da sociedade e do Governo para a garantia dos direitos da pessoa idosa. A Conferência Estadual, que contou com a presença de delegados de todos os municípios do Amapá, servirá de base para a participação do Estado na Conferência Nacional, que acontecerá em novembro de 2011, em Brasília (DF).

“Somente a Democracia é capaz de proporcionar momentos como este, uma oportunidade para cada segmento discutir o aprimoramento de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida. O Estatuto do Idoso é maior expressão poderia ter para dizer que eles têm direito a vida, mas só a regulamentação não é suficiente, é preciso mobilização de toda a sociedade a integração e fortalecimento do direito do idoso, “pontuou Ely Almeida.

Segundo o governador, a Conferência é uma oportunidade discutir políticas destinadas aos idosos, para que o cidadão tenha um envelhecimento digno. Na oportunidade, Camilo Capiberibe anunciou a criação da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. “O idoso precisa ter seus direitos assegurados e dignidade. É o papel do Estado fortalecer os conselhos, apoiar eventos como estes. É por isso que criaremos a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, que será um instrumento de apoio às minorias e grupos vulneráveis da sociedade. Um órgão que ajudará na elaboração de políticas coerentes e eficazes para a melhoria de vida do cidadão”, disse o governador.

Também prestigiaram o evento a deputada estadual Cristina Almeida, o vereador de Macapá, Washington Picanço, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Terezinha Cardoso, o titular da Promotoria da Cidadania d Ministério Público Estadual (MPE/AP), promotor Pedro Leite, a secretaria municipal de Assistência Social de Macapá, Paula Nice Souza e centenas de idosos.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

No Response to "Governador participa da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa"

Postar um comentário