Seguidores

domingo, julho 31, 2011

Governador garante apoio a agricultores do Amapá

1

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, reuniu-se, neste sábado, 30, em uma propriedade agrícola, localizada entre os distritos de Macapá, Abacate da Pedreira e São Joaquim do Pacuí, com produtores agrícolas do Estado e com a Associação de Agricultores do Amapá. A ação marcou o começo de uma parceria entre o Poder Executivo e a iniciativa privada que atua no setor produtivo amapaense.

Durante o encontro, foram debatidos assuntos fundamentais para o desenvolvimento do setor, como regularização fundiária e isenção de impostos para produtores, manutenção dos ramais e a construção de um galpão para armazenamento das safras locais.

Na ocasião, o governador visitou um galpão de armazenamento e beneficiamento de grãos e três fazendas onde são cultivados milho, soja, feijão e arroz. A visita atendeu ao convite do deputado estadual Eider Pena, que possui um trabalho junto aos agricultores do Amapá.

“Foi importante conhecer a estrutura do agronegócio já instalado no Amapá. Iremos debater a melhor maneira para a regularização fundiária das áreas de cultivo e daremos apoio necessário para construirmos um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico, não apenas dos grãos, mas também dinamizar vários outros segmentos da agricultura em nosso Estado”, disse Camilo Capiberibe.

Construção de Galpão para armazenamento de grãos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), licitou uma obra para a construção de um Galpão de Armazenamento de Grãos. Segundo o governador Camilo Capiberibe, o depósito atenderá a demanda dos agricultores do Estado. A ação é fruto de recurso de uma emenda parlamentar do deputado Federal Sebastião Bala Rocha.

“O setor primário é discutido no Amapá há muito tempo, mas nos últimos anos não floresceu. Este armazém, que contará com equipamentos necessários para armazenamento e secagem da produção, será fundamental para a cultura de grãos no Estado”, pontuou o governador.

Incentivo

Durante o encontro com os agricultores e produtores, o governador anunciou que reeditará o Decreto governamental número 2892, instituído na época da gestão de João Alberto Capiberibe, que isenta os produtores do pagamento de ICMS ao Estado.
  
Para Camilo Capiberibe, a regulamentação da isenção alavancará o setor produtivo e incentivará o investimento na agricultura do Amapá.
  
“Temos compromisso com o nosso povo, queremos é gerar emprego, apoiar o agronegócio e continuaremos trabalhando para isso”, disse o governador.
  
Reconhecimento do Poder Legislativo  
Na opinião do deputado estadual Eider Pena, o compromisso assumido pelo governador com os produtores rurais será fundamental para o avanço do desenvolvimento da produção agrícola no Amapá.
   
“Camilo é o primeiro governador que vem ao campo conhecer a realidade da nossa agricultura e se comprometeu em apoiar os produtores. Estou muito agradecido a ele por essa atitude, que fará com que o Amapá adquira riqueza e consequentemente melhore a qualidade de vida do povo do nosso Estado”, enfatizou o deputado.
  
Além do governador e deputado Eider Pena, participaram da reunião empresários do setor, membros da Associação de Agricultores do Estado, produtores rurais, o diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Max Ataliba Pires e o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), José Roberto.
  
Também compareceram ao encontro o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), José Reinaldo Alves Picanço, a titular do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ana Euler, o diretor presidente do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap), Maurício Sousa e chefe do Gabinete Civil do Governo do Amapá, Kelson Vaz.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Um comentário:

  1. Se ele cumprir o que prometeu, será um grande passo para o desenvolvimento do estado do Amapa... \o/

    ResponderExcluir