Seguidores

terça-feira, abril 19, 2011

Show do U2, um dos melhores dias da minha vida

5
                                                                                          Por Elton Tavares

 
Bruno Mont'Alverne (Babolha), Eu (Godão), Paulo Bitencourt (Boca) e Emerson Tavares (meu irmão) em frente ao Morumbi - Foto: Andrezza Costa (cunhada).

Existem muitos elementos que envolvem um show de rock and roll. Além do som, das canções, performance da banda e efeitos, existe um fundamental, a paixão. Era o nosso quarto dia em Sampa, aliás, o grande dia, o do Show do U2. Era gente de todo lugar, pai e filhos paranaenses na nossa frente, casal gaúcho sentados bem atrás de nós, sotaques nordestinos, sulistas e o nosso nortista, uma mistura de culturas à espera do U2.

A terceira apresentação da banda irlandesa aconteceu no Estádio do Morumbi, no dia 13 de abril e 2011 e graças a Deus, eu estava lá. O local estava tomado por 89 mil pessoas, exatamente a capacidade do local. Para muitos e principalmente para mim, o melhor dos três shows realizados em São Paulo.

Telão fantástico - Foto: Bruno Mont'Alverne.

A banda Muse abriu a noite, exatamente às 20h, com um show legalzinho e só. Porém, durante a apresentação da banda inglesa, vimos um pouco do que o telão poderia proporcionar ao público, ou seja, uma harmoniosa e fabulosa exibição de imagens inéditas.  

Palco 360 graus - Foto: Bruno Mont'Alverne.


E o palco “360 graus”? Idealizado por Bono Vox a partir de quatro garfos, em uma conversa informal, para dar a impressão de um grande abraço em toda a platéia. A estrutura é fruto de todos os que a antecederam, ela não dá as costas para ninguém. Perfeito, para não dizer magnífico. Uma verdadeira nave espacial, sério, parecia que, a qualquer momento, aquilo recolheria as pernas (hastes de aço) e sairia voando.

Aproximadamente 40 minutos depois, o U2 entrou, aliás, uma entrada grandiosa, diga-se de passagem. O engraçado é que tínhamos tomado litros de cerveja, pois chegamos ao Morumbi 4h antes, mas a entrada da lendária banda irlandesa foi uma injeção de adrenalina, ficamos sóbrios, melhor dizendo, assombrados e eufóricos.

Bono Vox iniciou o show e nós ficamos literalmente arrepiados, foi realmente emocionante. O vocalista cantou poucas músicas do novo CD e arrebentou com clássicos como “Sunday bloody Sunday”, “Miss Sarajevo” e tantos outros. Gênio! Eu sempre escutei que o U2 fazia as pessoas acreditarem que é possível fazer o impossível. Tive a certeza disso naquela noite. 

Bono Vox, ele é PHoda!! - Foto: Bruno Mont'Alverne.


Após um videoclipe, que transmitiu uma das tantas mensagens de paz e amor que o show enfatiza, Bono Vox cantou “One”. Não deu para conter as lágrimas. Sabem aquele papo que Renato Russo na música Faroeste Cabloco? “Saudades do que eu nunca vi”. Então, foi exatamente isso.

"Um amor, um sangue, uma vida você teve para fazer o quê deveria.Uma vida com um ao outro: Irmãs, irmãos, uma vida, mas não somos iguais. Nós temos que nos carregar um ao outro, carregar um ao outro.." - Bono Vox em "One". 

Foto: Andrezza Costa
O show não foi algo para adolescentes facilmente impressionáveis, foi uma coisa mágica para fãs de todas as idades. Uma mistura de repertório recheado de excelentes canções, imagens impagáveis, riqueza de arranjos de Edge, Adam e Larry e o brilhantismo de Bono. Estonteante? Deslumbrante? Não consigo adjetivar. Só sei que as boas energias que senti ali não se igualam a nada que vivi antes.

Gritos, choro, euforia, abraços, várias sensações e atitudes vindas do coração e da alma. Algo mítico e místico, sem exagero algum. Certa vez, li que uma grande obra de arte ou acontecimento não vem atrás de você, é preciso ir atrás desse tipo de vivência. Foi o que fizemos.
 
Emerson e Andrezza - Foto: Elton Tavares
O meu amigo André Mont’Alverne sempre dizia: “tu nem estás ansioso para o show do U2”. Ele estava certo, é uma coisa do outro mundo mesmo. Além do grande espetáculo de rock and roll, o evento é uma mistura mágica de luzes e gente bonita por todos os lados.

Se eu vivesse mais 300 anos, com toda certeza, não esqueceria o dia 13 de abril de 2011. Simplesmente fantástico (uma contradição de termos, pois nada que é fantástico é simples). Foi tudo o que eu esperava de um show do U2 e muito mais. Aquela noite certamente tornou-se histórica. Foi lindo demais!
 
Eu e mano tomando cervas antes do show - Foto: Babolha
Eu agradeço a Deus por ter visto tudo aquilo, agradeço ao meu irmão por ter organizado tudo. Estou muito feliz por ter vivido aqueles momentos. Valeu Emerson, Andrezza, Bruno e Paulo.

5 comentários:

  1. Ei godão o melhor dia foi o do dia 10 de Abril pois tocou Ultraviolet!!!! Out Control!! Zooropa!! entre outras RSRSRSRSRS o do dia 13/04/2011 foi o mesmo set list do dia 09/04/2011.

    ResponderExcluir
  2. bacana godão... as fotos são históricas... eu vi umas 300 fotos na pen do Bruno...no meio eu consegui achar 3 em que o emerson não está mostrando a língua... na certa pegaram ele desprevenido...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá Godão, tbm esti lá na mesma noite e por sinal acho que na mesma arquibancada, perto da divisoria de vidro vi pela as fotos suas, Adorei o que vc escreveu, foi isso mesmo que aconteceu, so quem estava lá, sabe o que foi Inesquecivelllllllllllllllllll

    ResponderExcluir
  4. Vai te F..Cabeça, a melhor noite foi a de quarta, pois é a que eu estava (risos). André, o mano tava com a língua pra fora pq tava eufórico, como todos nós. Valeu Sheila, essas palavras vieram do coração.

    ResponderExcluir
  5. Alguém deste blog tinha que ir, né?! (risos)
    Muito legal o teu texto, queridão! Vi as filmagens do Anselmo também, e só de vocês falarem ou escreverem sobre o show... Fiquei arrepiada. Nossa! Imagine lá! Uma simples língua do teu mano se torna o mínimo mediante a emoção daquele momento.
    É... Marquei muito feio de não ter me programado para ir. Enfim! Mas vocês foram! Yeah!

    Abraçããão!

    ResponderExcluir