Seguidores

sábado, março 05, 2011

O NOVO DO R.E.M.

1
                                                                       Por André Mont'Alverne

Definitivamente, 2011 está sendo um grande ano para quem gosta de música boa. Estamos apenas começando o terceiro mês do ano e grandes discos já estão rodando por aí, vários deles são fortíssimos candidatos à obra prima. É o caso de "Collapse Into Now", novo do R.E.M.

Para uma pessoa que mora numa casa em que, nem todo mundo é bamba, e que, NUNCA, teve ziriguidum, e muito menos, balacobaco. Esse disco promete fazer com que eu sobreviva a mais um carnaval.

Aperte o play e confira uma das maiores bandas de todos os tempos em plena forma. O novo disco do R.E.M. transborda frescor, inspiração e juventude, e, em minha opinião, talvez apressada, é o melhor da banda desde o "New Adventures In HI-FI (1996)".

Trata-se de um disco direto, certeiro, cheio de vigor, recheado de guitarras elétricas, acústicas ou substituídas pelo tradicional bandolim de Peter Buck. Aliás, fica evidente nesse álbum que o R.E.M. cresce muito quando Peter Buck está inspirado.

"Collapse Into Now" tem canções rápidas, canções lentas e todas elas contam com Michael Stipe cantando MUITO. As vezes, como aquele jovem rebelde e elétrico dos tempos de "Document (1987)", e as vezes, como aquele cara maduro e confiante dos tempos de "Automatic for the People (1992)", enfim, um disco variado que transpira bom ambiente, com ótimos convidados ( Eddie Vedder e Patti Smith ) que mostra uma das mais importantes bandas das últimas décadas envelhecendo como vinho e ficando cada vez melhor.


Olhando nas fotos de divulgação de Michael Stipe e Peter Buck, fiquei impressionado no quanto o tempo foi implacável com as suas fisionomias. O tempo pode ter sido cruel nesse aspecto, mas como outras raríssimas bandas dos anos 80, com certeza não afetou em nada a sua arte.

Meu destaque, até agora, são para as faixas:

“Me, Marlon Brando, Marlon Brando and I” - LINDA, é uma das melhores canções do grupo em muitos anos. Michael Stipe mostra porque é um dos maiores vocalistas que existe, e me faz entender porque eu gosto tanto desses caras.

"Oh My Heart" - Lenta, atmosférica, densa, com arranjo repleto de camadas sonoras e Michael Stipe, quase que, "declamando" versos de rasgar corações sobre alguém que volta para a casa e tem contas a acertar com o seu passado.

R.E.M. - Collapse Into Now - 2011

01. Discoverer

02. All The Best

03. Überlin

04. Oh My Heart

05. It Happened Today (Ft. Eddie Vedder)

06. Every Day Is Yours To Win

07. Alligator Aviator Autopilot Antimatter (Ft. Peaches & Lenny Kaye)

08. Walk It Back

09. Mine Smell Like Honey

10. That Someone Is You

11. Me, Marlon Brando, Marlon Brando and I

12. Blue (Ft. Patti Smith)

Alguns links para baixar o disco:




Um comentário:

  1. valeu a dica andré. fiquei muito curioso. R.E.M é uma das bandas da minha vida e baixarei esse albúm imediatamente. valeu.

    ResponderExcluir