Seguidores

sexta-feira, março 11, 2011

MISSA ABRE PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO JOSÉ

0
Foto: Márcia do Carmo.

Foi realizada nesta quinta-feira, 10, a celebração da santa missa em frente ao Palácio do Setentrião e Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). O momento celebrativo faz parte da programação das festividades de São José, padroeiro de Macapá.

A missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti e contou com a participação do governador do Estado, Camilo Capiberibe e o presidente do Tjap, desembargador Mário Gurtyev.

A manifestação religiosa marcou o início da peregrinação da imagem do Santo pelos órgãos públicos locais, que acontecerá no período de 10 a 18 de março. O dia de São José será comemorado no próximo dia 19.

Além do governador do Amapá e o titular do Tjap, participaram da missa secretários de Estado, servidores públicos, estudantes e comunidade em geral. O primeiro órgão a receber a imagem de São José foi o Palácio do Setentrião.

Conforme o bispo de Macapá, a preferência pela sede do governo do Estado se deu por conta do mesmo ser o de maior representatividade para o povo amapaense.

“Entendemos a importância da religião católica para o nosso povo e para a população brasileira como um todo. Ainda mais que a Campanha da Fraternidade deste ano fala de desenvolvimento econômico e da preservação de recursos naturais, que é algo em que acreditamos”, disse o governador do Amapá.

“Estamos muito felizes de participar desta bonita missa, que marca o início das festividades de São José”, finalizou Camilo Capiberibe.

A peregrinação

O Tjap foi o segundo órgão a receber a imagem de São José. Os próximos serão: Hospital da Mulher Mãe Luzia, Paróquia Jesus Bom Samaritano, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Paróquia São Pedro, Abrigo São José, Hospital São Camilo e São Luiz, Prefeitura de Macapá e Colégio Santa Bartolomeia Capitanio.

A imagem também passará pela Paróquia São Benedito, Câmara de Vereadores de Macapá, Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Polícia Técnico Científica (Politec), Jornal do Dia, Paróquia Beato João Piamarta, Ceap, Paróquia Jesus de Nazaré, Senai, Santuário Perpétuo Socorro e a Catedral de São José.

A peregrinação se estenderá em outros municípios do Estado, no período de 6 a 13 de março, são eles: Santana, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho, Comunidade do Cojubim, Ferreira Gomes e Porto Grande.

Dia de São José

No dia 19 de março, data em que se comemora o padroeiro da capital amapaense, será rezada uma missa solene celebrada pelo bispo Dom Pedro José Conti e em seguida carreata pelas ruas de Macapá.

O governo estadual apoiará a programação religiosa por meio de um convênio entre a Diocese de Macapá e Secretaria de Estado da Cultura (Secult). De acordo com o titular da Secult, Zé Miguel, a ajuda do Estado será de aproximadamente R$ 30 mil.

“Este montante garantirá o pagamento de artistas e do equipamento de sonorização do festejo do Dia de São José”, explicou Zé Miguel.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "MISSA ABRE PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO JOSÉ"

Postar um comentário