Seguidores

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Valeu Ronaldo Fenômeno!

4
                                                                                    Por Elton Tavares

Ronaldo Luís Nazário de Lima anunciou, hoje (14), que deixará os gramados. Certamente, o craque larga o futebol para tornar-se mais uma lenda da bola. O “Fenômeno”, apelido dado na Espanha, com toda certeza, juntamente com Romário, foi o jogador que mais deu alegrias à minha geração.

Filho de família humilde, como a maioria dos boleiros, Ronaldo iniciou sua trajetória (ainda como amador) jogando Futebol de Salão no Clube Valqueire Tênis Clube. Rubro-negro de coração, treinou no Flamengo, mas a falta de grana, para pagar os quatro ônibus até a sede do time, o fez ir para o no São Cristóvão, perto de sua casa, no Rio.

O jogador foi ídolo no Cruzeiro de Minas Gerais, PSV Eindhoven (HOL), Barcelona (ESP), Real Madri (ESP), Internazionale (ITA), Milan (ITA) e Corinthians paulista.

Ronaldo tem a minha idade e nasceu no mesmo mês, em 22 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). Ele me fez tomar centenas de litros de cerveja, gritar gol e comemorar várias conquistas da Seleção Brasileira de futebol. Aos 34 anos de idade, 18 de carreira, Ronaldo foi por três vezes o melhor futebolista do mundo e o maior artilheiro da história das Copas do Mundo. Ambidestro, chutava forte e com precisão com as duas pernas. Foi fantástico!

"Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero", declarou o jogador ao jornal Estado de São Paulo.

Com uma carreira brilhante. Mesmo com tropeços extra campo, (convulsão, problemas no joelho e até o inusitado episódio com o traveco) Ronaldo foi PHODA (desculpem, liberdade de expressão, pois não tem palavra melhor para defini-lo).

Perguntei ao meu amigo e colaborador deste blog, André Mont’Alverne:

Tu podes escrever algo sobre o Ronaldo pendurar as chuteiras?”

Ele respondeu:

Não, escreve você, afinal, gostas mais dele do que eu”.

É verdade. Eu torci muito por ele, por cada time que passou, até (pasmem) pelo Corinthians. Para mim, ele foi o maior de seu tempo. Valeu Fenômeno!

4 comentários:

  1. Fez a sua parte. Ganhou dinheiro e ficou milhionário... Como flamenguista, fiquei mordido com ele porque deixou o Flamengo "time de coração", segundo ele, e foi ganhar mais dineiro com o Corintians. Ele não precisava mais de money. Mas, o poder do dinheiro falou mais alto do que o amor dele pelo Flamengo, time de coração, segundo ele. Sai com a imagem arranhada, não cumpriu o que prometeu à torcida fanática do Corintians. Aí o bicho pegou para o lado dele.
    Enfim, agora ele terá todo tempo do mundo para se preparar para o concurso de Rei Momo! O carnaval carioca e paulista estão às portas. Detalhe: nesse campeonato não tem dinheiro, às vezes, dão de prêmio uma churrascada. Boa sorte e bom apetite, "fenômeno"! (por JOHN SCOTT).

    ResponderExcluir
  2. idiota so entrou aki pra falar um monte de merdas, guarda teu comentario otario........

    ResponderExcluir
  3. Êpa! Caro, Jairo, se não és do time do ditador Hosni Mubarak, do Egito, és mesmo um fanático torcedor do Corintians... Outra coisa: entro aonde eu quiser, eu disse aonde eu quiser... Vivo num país que se diz democrático. Vivo num Estado que se diz democrático de direito. E tenho direito, sim, de me expressar do jeito que quiser, inclusive de chamar Ronaldo Nazário "O fenômeno", de insaciável por dinheiro. Penso que ele como "apaixonado", segundo ele, pelo Flamengo, terminaria a carreira nos braços da torcida rubrunegra. Quanto as suas palavras depreciativas "... merdas", "otário"... Deixo pra lá. Não costumo levar em conta o tempo da ignorância do outro. Porque assim está escrito: "Não leveis em conta o tempo da ignorância...". Trocando em miúdos: perda de tempo! Boa sorte e vamos torcer para o Flamengo, amanhã, quarta-feira, depois de "Insensato Coração. Vai um chopp aí? (by JOHN SCOTT).

    ResponderExcluir
  4. Caras, cada um com sua visão e conceito. Conheço vários flamenguistas que ficaram putos com o Ronaldo quando ele não ficou no Mengão. Mas tudo bem. Continuem discordando, é um direito nosso. Abraços!

    ResponderExcluir