Seguidores

domingo, fevereiro 13, 2011

LEVA NÓS, PRA LONGE DESSE LUGAR, BABY!!

3
                                         Por André Mont'Alverne

Banda LevaNóiz (cruzes!)



A matéria que você vai ler a seguir foi publicada no site do Bol. Ela fala do novo "sucesso" da música baiana que promete ser o maior hit do Carnaval baiano deste ano:

"Uma música que junta super-heróis de quadrinhos a coreografias com rebolados e insinuações sexuais entre o Super-Homem e a Mulher Maravilha é o hit do verão (baiano). "Foge, foge, Mulher Maravilha. Foge, foge com o Superman", diz um dos trechos de "Liga da Justiça", da banda LevaNóiz. A palavra "foge" é repetida mais de 80 vezes em quatro minutos, mas o cantor André Ramon, 23, nega que haja duplo sentido."A maldade está na cabeça das pessoas", afirma ele.

Lançada em novembro passado, "Liga da Justiça" é uma das mais tocadas nas rádios baianas e já figura como favorita na disputa pelo título de música mais tocada no Carnaval de Salvador. A música já passou pelo repertório de Ivete Sangalo e Claudia Leitte, principais representantes da axé music. Elas funcionam como uma espécie de Midas para bandas como o LevaNóiz.

No Youtube, vídeos relacionados à música, como o clipe oficial feito pela banda, já ultrapassaram 1 milhão de visualizações. No clipe, o cantor André Ramon aparece vestido de Super-Homem e rebola ao lado de duas dançarinas fantasiadas de Mulher Maravilha. O vídeo traz ainda uma animação com os personagens repetindo a coreografia, com direito a gritos agudos do Robin e troca de olhares maliciosos entre o Super-Homem e a Mulher Maravilha."

Liga da Justiça - Banda LevaNóiz

Super-Man ficou fraco,
O Pingüim jogou criptonita

Lex Luthor e Coringa roubaram laço da Mulher Maravilha (2x)

Liga da Justiça toda dominada,
Agora só tem uma saída!

Foge! Foge Mulher Maravilha.
Foge! Foge! Com Super-Man. (8x)

Você é minha Maravilha e eu sou seu Super-Man,
No swing aqui do Leva eu quero ver você meu bem! (2x)

Liga da Justiça toda dominada,
Agora só tem uma saída!

Foge! Foge Mulher Maravilha.
Foge! Foge! Com Super-Man. (8x)

Super amigos, Salvador City! (4x)


Antes de deixar meu comentário sobre essa aberração, gostaria de deixar claro que não tenho preconceito nenhum em relação à Bahia, baianos ou nordestinos em geral. Assim como também não tenho preconceito de credo, raça, cor ou orientação sexual.

Sou um fã de música, gosto de Rock And Roll, MPB, Jazz, Blues, Samba e qualquer música ou estilo que me proporcione algo que seja, no mínimo, agradável. Não gosto de Axé Music, não gosto do tipo de música que se produz na Bahia hoje em dia, não gosto do mercado que se formou em torno do Carnaval baiano que, há tempos, extrapolou os limites do Estado da Bahia e se espalhou pelo Brasil como uma epidemia com o nome de "micareta", e entendo que cantoras como Claudia Leitte, Ivete Sangalo e outros produtos pré-fabricados da Bahia não mereciam metade da metade da metade do prestígio que têm.

Não acho que bandas como o LevaNóiz sejam grupos que produzem música, não acho nem que isso seja entretenimento. Não respeito o trabalho desses pseudo artistas. Existem músicos bons e músicos ruins, bandas boas e bandas ruins, mas o som que vêm de bandas como essa, não pode ser considerado música, é no máximo um ruído de péssimo gosto.

Todos sabem que o maior apelo do Carnaval baiano não é, e nem nunca foi, a música. Não é o som que sai dos Trios Elétricos, e não são as guitarras, baixos e bateria dos músicos que trabalham enquanto a maioria se diverte pra ganhar o seu dinheiro suado (esses sim são músicos de verdade). O que movimenta o Carnaval baiano, o que arrasta multidões de mortos vivos atrás dos trios elétricos é a possibilidade de sexo fácil. Foi-se o tempo em que Gilberto Gil e bons músicos baianos eram os mais aclamados na Bahia. Hoje, o rebolado e o apelo sexual das canções (?) e das cantoras e cantores é o que conta.

Um verdadeiro universo de idéias esgotadas, melodias pobres, cantoras irritantes e desafinadas repetindo letras sem sentido algum. Denegrir a imagem de super heróis e dar uma conotação sexual a esses personagens, não têm cabimento. É uma falta de respeito sem tamanho. Super-Homem e Mulher-Maravilha são personagens fictícios que movimentam o imaginário de milhões de pessoas, principalmente crianças. Macular a imagem desses personagens é de uma covardia enorme. Criar uma versão de duplo sentido, com uma letra digna de um retardado mental é insultar demais a inteligência das pessoas.

Eu lamento profundamente que ainda existam multidões de ensandecidos que acham que senso crítico é, no máximo, nome de drink afrodisíaco e pensam que isso é só uma "musiquinha", que "não tem nada demais". Eu recomendo a todos que não se lembram da sua infância, que pelo menos levem em consideração a infância de quem ainda é criança.

Pensem nisso antes de comprar abadás e ouvir Ivete Sangalo que recentemente teve que pagar uma fortuna para fazer um show no Madison Square Garden, em Nova Iorque, onde ela teve a audácia de cantar uma versão axé medonha de Human Nature do Michael Jackson (na minha opinião, uma das músicas mais lindas de todos os tempos, com o MJ cantando, claro! ) Eu me pergunto. Onde estavam os atiradores de elite da SWAT quando se precisava tanto deles?

3 comentários:

  1. tive o desprazer de ler sobre essa banda em um outro site, ignorei o alerta de 'é uma cilada bino' e apertei o play no link do youtube com os caras tocando a tal "música".
    de fato é um caso onde o a máxima de 'se não fosse uma tragédia seria uma comédia' se encaixa perfeitamente.
    até agora não sei se dou risadas ou se me mato quando escuto essa bosta.

    e pensar que havia um tempo em que a boquinha da garrafa era o ápice da idiotice bahiana...

    ResponderExcluir
  2. Pena de morte pra esses nitratos de pódela nem pensar,a pertubação no mundo dos que já passaram por aqui seria insuportavel e eles teriam todo direito de devolver estes filhos de nazista com donos de circo, temperados fétidamente com cêra merdolistica bahiana,para o nosso mundo´,só vejo uma solução,inspirada no Budismo,não ouvir ,não comentar,não ver ,não comprar(nem p aterrorizar)ignorar total. valeu.

    ResponderExcluir
  3. É por isso que eu deixo de ir a um monte de lugares. Música escrõta fede, a única excessão é a Banda, no Carna, morto de porre (risos).

    ResponderExcluir