Seguidores

sábado, janeiro 22, 2011

Iepa realiza planejamento estratégico de seus setores

0
Augusto Oliveira - Foto: Blog na Terra das Bacabas.

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) iniciou o seu processo de reestruturação. De acordo com o diretor do Instituto, Augusto Oliveira, o órgão realiza um planejamento estratégico nos setores da instituição.

Conforme o diretor, entre as metas estão: a construção, há médio prazo, de uma nova Farmácia e um novo laboratório para a produção e comercialização de produtos medicinais, além de fortalecer equipes em diversas áreas de atuação do Iepa. As medidas visam atender a demanda da população amapaense.

A Farmácia trabalha com duas linhas de produtos: fitoterápicos, que são feitos a partir de plantas medicinais e fitos cosméticos, para fins estéticos, ambas as linhas com preços acessíveis a população. O número de técnicos e pesquisadores envolvidos na ação ainda está sendo definido pelo Iepa.

Augusto Oliveira explicou que, nos últimos anos, não houve manutenção no laboratório, que o deixou deteriorado, inadequado para qualquer prática de produção. A falta de investimento fez com que a Farmácia do Iepa, que é requisitada pela população amapaense e pessoas de fora do Estado, funcionasse somente um horário, com o a redução produtos.

“Estamos numa etapa emergencial. Queremos, em breve, produzir remédios e cosméticos que atendam a demanda da população. Para isso, precisamos de um laboratório adequado. Iremos, há médio prazo, construir um. Além de estrutura física, é preciso investir em matéria-prima e insumos. Essa ação faz parte de nosso planejamento, setor por setor. Será um processo de reestruturação do Iepa”, pontua Augusto Oliveira.

Hidrometeorologia

Segundo o diretor do Iepa, outra prioridade é contratar mais profissionais para o setor Hidrometeorologia do órgão, que atua informando boletins metereológicos, auxiliando a Defesa Civil do Estado e dando suporte ao setor produtivo do Amapá.

O órgão funciona provisoriamente dentro da Incubadora de Empresas da instituição e conta com uma equipe formada por cinco pessoas, entre servidores e bolsistas do Iepa que cursam Mestrado e Doutorado na área e atuam como pesquisadores da Hidrometeorologia. Os bolsistas são remunerados por convênios firmados entre o Instituto e parceiros.

“O laboratório está equipado, mas a estrutura ainda não está formalizada. Iremos fortalecer o serviço. Por conta da crise orçamentária que o Estado atravessa, estamos negociando mais convênios e parcerias, a fim de contratar mais profissionais para o setor. A equipe é competente, mas, ainda é pequena. Pretendemos fortalecê-la com mais profissionais da Hidrometereologia. Nosso objetivo é melhorar os boletins metereológicos e os serviços que eles auxiliam”, explicou o diretor do Iepa.
 
Serviço:
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).
Localizado na Avenida Feliciano Coelho, nº1509, bairro do Trem, Macapá.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Iepa realiza planejamento estratégico de seus setores"

Postar um comentário